O Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) encaminhou, via ofício, duas reivindicações à Direção Geral da Polícia Civil do DF (PCDF) na última semana. No primeiro documento, a solicitação é de que sejam revogados os trechos da instrução normativa 155/13 que proíbem os policiais com restrições médicas de participarem do Curso Especial de Polícia. No segundo ofício, o sindicato solicita que a PCDF arque com os custos dos uniformes exigidos pela Academia de Policia Civil aos servidores que participarão do Curso Especial de Polícia, que terá início em 2 de março.

No caso dos policiais impedidos de participar do Curso Especial por terem restrições médicas, o Sinpol salientou, em ofício, que eles estão em atividade, “desenvolvendo trabalhos em prol da PCDF e da comunidade, todavia estão sendo duplamente punidos: pelo fato de terem ficado com limitações em sua capacidade laboral em função do trabalho que executam na PCDF, e ainda por não poderem participar de um curso que lhes proporcionaria a progressão funcional e aquisição de novos conhecimentos profissionais”. Com base nessa justificativa, o sindicato pede a revogação do Artigo 26 e dos 1o e 2o parágrafos da Instrução Normativa 155/13.

No ofício referente aos uniformes, o Sinpol ressalta que “virou cultura em nossa instituição que os policiais arquem sempre com a compra dos uniformes, entretanto,o órgão que exige o uso deve pagar por todos os custos”. O sindicato também propôs outra alternativa: uma vez que a PCDF é uma instituição de caráter civil, e não militar, que o uso do uniforme deixe de ser obrigatório. O documento também ressalta que a imposição da compra do uniforme prejudica os policiais, que estão com seus salários defasados.

Filiação