O descaso como que o Governo do Distrito Federal (GDF) tem tratado os policiais civis do DF fez com que fosse decretado greve por prazo indeterminado com início a partir das 8h desta quinta-feira (31). A decisão foi tomada nesta terça-feira (29) durante assembleia da categoria, no estacionamento n° 6 do Parque da Cidade. Além disso, ficou marcada nova assembleia para o dia 6 de abril, às 15h em frente ao Palácio do Buriti.

O presidente do Sinpol e deputado distrital Wellington Luiz explicou que o GDF tinha se comprometido, no dia 23 de março em encaminhar alguma proposta até esta terça-feira (29), às 12h, mas nada aconteceu: “A categoria deu vários prazos ao governo, mas tudo tem limite. Na última assembleia eu disse que se nada de plausível fosse apresentado, proporia greve. E assim o fiz. Não vou trair minha categoria”.

Já o vice-presidente do Sinpol, Ciro de Freitas afirma que “é inadmissível a forma como o governo está tratando a categoria e que agora os policiais vão mostrar a força dos servidores da PCDF”. Além disso, Ciro argumenta que não se pode mais arrastar um prazo que findou às 12 horas de hoje.

Os diretores do Sinpol Luciano Marinho e André Rizzo ressaltam que o governo teve 90 dias para tomar pé da situação, mas nada foi feito. “Procuramos o GDF por inúmeras vezes, explicamos todo o andamento das negociações da reestruturação de carreira que já se arrastam desde agosto de 2009. Mostramos ainda que o GDF tem autonomia para decidir o que é feito com os recursos do Fundo Constitucional, que comporta nossa reestruturação”, afirmam os diretores.

A partir de agora a categoria deve permanecer atenta aos chamados do sindicato, bem como os representantes sindicais podem ser convocados a qualquer hora para reuniões emergenciais. A cartilha de greve com as orientações sobre os procedimentos no período de greve estará disponível no site a partir das oito horas de quinta-feira.

Filiação