DO G1 DF

Um estudante, de 20 anos, foi preso, nesta terça-feira (29), suspeito de planejar massacres em escolas do Distrito Federal. De acordo com a Polícia Civil do DF, o jovem é morador da Asa Sul e confessou a organização de atentados, além de detalhar como seriam os atos.

A prisão ocorreu durante a segunda fase da Operação Shield, da Delegacia Especial de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC). A operação contou com apoio da Adidância da Polícia de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos da América (EUA) e da Agência de Investigações de Segurança Interna, em Brasília, que apuram informações sobre intenções de praticar atos violentos, em especial nas escolas.

O jovem foi levado à delegacia onde, segundo a Polícia Civil, afirmou que também participa de grupos com ideais nazifascistas e antidemocráticos. Agentes da DRCC encontraram fotos e vídeos relacionados à pornografia infantil no celular e na casa do estudante.

Polícia Civil do DF prende estudante que planejava atentado à escolas da capital — Foto: Divulgação/PCDF

Colaboração Brasil e Estados Unidos

Segundo a Polícia Civil, a Coordenação do Laboratório de Inteligência Cibernética do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) realizou a investigação preliminar e repassou as informações à DRCC. A Justiça do DF expediu um mandado de busca na casa do suspeito e, durante o cumprimento da ordem judicial, os policiais localizaram o jovem, que foi ouvido na delegacia especializada.

De acordo com o delegado Dário Taciano de Freitas, da DRCC, esse “é um exemplo de cooperação policial internacional, articulada entre os países envolvidos (EUA e Brasil), que envolveu a PCDF e o Laboratório de Inteligência Cibernética da Secretaria de Operações Integradas (Seopi)”.

“A operação neutralizou uma possível tragédia que poderia ocasionar consequências nefastas”, diz o delegado.

Violência nas escolas do DF

A prisão do estudante de 20 anos, na Asa Sul, nesta terça-feira (29), ocorre em meio a vários casos de violência nas escolas públicas do DF. O Governo do Distrito Federal (GDF) divulgou, na segunda-feira (28), parte de um planejamento para prevenir conflitos entre os estudantes.

O programa é uma ação conjunta, de diversas pastas, em resposta ao aumento no número de casos: de acordo com o Batalhão de Polícia Escolar, até a última quarta-feira (23), foram registradas 121 ocorrências nas proximidades de escolas do DF, ou seja, mais de uma por dia.

As secretarias de Educação e de Segurança Pública divulgaram as medidas que serão implementadas no plano. Entre elas, reforço policial, prioridade nas investigações sobre violência nas escolas e até “revista” no material dos alunos, caso a escola demonstre necessidade.

As secretarias de Saúde, da Juventude e da Justiça disseram que vão apresentar suas propostas “no decorrer desta semana”.

Confira vídeo sobre a operação no G1 DF.

Filiação