Phishing: PCDF investiga grupo que cometeu fraude milionária pela internet

Com informações do Metrópoles

A Polícia Civil do Distrito Federal, em conjunto com policiais civis do Estado da Bahia, deflagrou nesta sexta-feira (5/2), a Operação Stop Power. A ação busca desarticular uma organização especializada em fraudes bancárias pela internet. Segundo a apuração, o prejuízo causado pelo grupo pode ser estimado em milhões de reais. Mandados de buscas e apreensão são cumpridos no município de São Desidério (BA).

Segundo as investigações conduzidas pela Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC) grupo agia com a utilização de Phishing, expressão oriunda do inglês para denominar o tipo de fraude cibernética, cujos criminosos se utilizam de sites, emails e mensagens falsas, utilizados para capturar (daí a semelhança com o termo “pescar”) senhas e dados pessoais diversos.

Um infrator dessa modalidade criminosa pode atingir seu objetivo, por exemplo, enviando uma mensagem ou e-mail, fazendo com que uma vítima em potencial seja direcionada para um site ou aplicativo falsos, semelhantes aos quais ela está acostumada a utilizar, fazendo-a preencher um cadastro com seus dados.

Os criminosos podem responder por furto mediante fraude pela internet, invasão de dispositivos de informática, estelionato cometidos em diversos estados, bem como organização criminosa.