Do Metrópoles
A Coordenação de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (Cecor) da Polícia Civil, deflagrou, nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (25/09/2019), operação que tem como alvo um grupo empresarial acusado de burlar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Ao todo, são cumpridos 17 mandados de busca e apreensão no DF e Goiânia (GO).
De acordo com os investigadores, o grupo Nova Rede Automotiva, atuante no mercado de peças automotivas, seria responsável por um prejuízo de aproximadamente R$ 50 milhões. Funcionários e diretores da empresa são acusados de enganar a fiscalização tributária por meio de omissão de informações, declarações de informações falsas e uso de documento falso.
Segundo a polícia, quando uma das empresas gerida pelo grupo passava a acumular grande quantidade de dívidas, era desconstituída pelos acusados, que utilizavam laranjas para abrir novos empreendimentos. Desta forma, davam continuidade às atividades e mantinham o patrimônio. A PCDF acredita que eles operavam assim desde 2013.
O esquema teria prejudicado outras empresas: são 116 ações cíveis na Justiça do DF contra o grupo. Os mandados estão sendo cumpridos nas empresas vinculadas ao grupo; nas residências das pessoas apontadas como líderes; de proprietários da rede empresarial; dos executores e beneficiários do esquema que, além dos crimes fiscais, também podem responder por organização criminosa e lavagem de dinheiro.
A Operação Crassus é coordenada pela Divisão de Repressão aos Crimes Contra a Ordem Tributária (Dicot) e conta com o apoio da Secretaria de Economia do DF.
Aguarde mais informações no Metrópoles