Do Metrópoles
O pós intensas investigações, policiais civis da 18ª DP (Brazlândia) prenderam Igor Moura Siqueira Dias (foto principal), 29 anos. O homem é acusado de assaltar uma imobiliária na região administrativa. Armado, ele chegou a roubar um carro para fugir do local carregando cerca de R$ 5 mil.
O crime ocorreu em 8 de maio e foi gravado por câmeras de segurança. Durante as buscas feitas nessa terça-feira (25/06/2019), os agentes encontraram a roupa usada pelo preso no dia do roubo. As peças são provas fundamentais no inquérito.
O celular do acusado também foi apreendido e passará por perícia. Os policiais ainda procuram um segundo suspeito que auxiliou Igor. Vítimas e testemunhas prestaram depoimento na delegacia nesta manhã de quarta-feira (26/06/2019).
A dona da imobiliária, que pediu para não ser identificada, relatou ao Metrópoles que, após o assalto, passou a adotar outras medidas de segurança e teve até que mudar o horário de funcionamento do estabelecimento. “Fiquei com medo. A funcionária que estava aqui no momento do roubo pediu demissão. Passei a fechar a loja no horário de almoço, horário em que nos assaltaram”, disse.
“Eu sei que vai ser difícil recuperar o meu dinheiro, mas fico feliz em saber que houve uma resposta. Teve justiça. Essas pessoas estão presas e vão pagar pelo que fizeram”, acrescentou.
O delegado-chefe da 18ª DP, Raphael Seixas, explicou que estão sendo feitas diligências para prender o segundo suspeito. “As investigações continuam no sentido não só de localizá-lo, mas se eles receberam informações privilegiadas”, destacou. Igor já tinha passagem pela polícia por roubo, falsidade ideológica e formação de quadrilha.
O trabalho de investigação conta com esforço conjunto entre os policiais da 18ª DP e peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT).
A 18ª DP intensificou as investigações referentes a roubos praticados em Brazlândia. As principais vítimas são comerciantes e fazendeiros da região. Os criminosos costumam agir com violência e sempre fazem as investidas fortemente armados. Alguns moradores e funcionários chegaram a ser mantidos em cárcere durante os crimes.
No começo deste mês, integrantes de uma quadrilha especializada em roubo de celulares foi presa pela 18ª DP. Eles são suspeitos de assaltar uma loja Ricardo Eletro da Quadra 4 Norte de Brazlândia, em 30 de abril deste ano.
Lucas de Souza Nascimento, 18, foi encontrado no Guará. Bruno Pereira Barbosa de Souza, 21, apontado como mentor intelectual do assalto, foi localizado em Santo Antônio do Descoberto (GO), no Entorno do DF.
Segundo o delegado que coordena as investigações sobre o roubo, Raphael Seixas, cinco pessoas participaram do crime contra a loja de eletrônicos e eletrodomésticos. Três entraram no comércio e dois deram cobertura do lado de fora, em um Hyundai HB20 roubado.
“Bruno instruiu todo o grupo e era um dos que davam apoio do lado de fora. Ele arquitetou o crime e alugou as armas usadas pelos comparsas. Era um grupo especializado, que costumava alugar armas de fogo sempre que iriam praticar os assaltos”, explicou Seixas.
No dia do assalto, eles renderam clientes, funcionários e roubaram, além de todos os 16 celulares no estoque do estabelecimento, cinco aparelhos das vítimas. A polícia ainda apura quem era o receptador dos smartphones roubados.
“Infelizmente, a loja não tinha o cadastro do IMEI desses celulares, o que inviabiliza o bloqueio”, conta o delegado. O International Mobile Equipment Identity (IMEI) é uma espécie de identidade dos aparelhos eletrônicos, que podem ser inutilizados mediante solicitação à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
A quadrilha está sediada em Santo Antônio do Descoberto, mas também há moradores do Distrito Federal entre os membros. De acordo com o chefe das investigações, eles costumam se reunir para praticar crimes planejados com antecedência, desde a escolha do comércio até o aluguel das armas.