Do Metrópoles
A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu Antônio Alves Filho, apontado como um dos líderes da Máfia dos Concursos. O suspeito estava foragido e foi encontrado em uma fazenda de Formosa (GO) na tarde desta terça-feira (31/10).
A Delegacia de Combate ao Crime Organizado (Deco) foi responsável por realizar a prisão. “Antônio é um dos líderes do grupo. Ele aliciava candidatos, recebia pagamentos, levava provas de concursos para serem preenchidas e participava de todo o esquema”, afirmou o delegado Adriano Valente.
A prisão de Antônio ocorre um dia após a deflagração da segunda fase da Operação Panoptes. Na segunda-feira (30), foi detido Ricardo da Silva do Nascimento, ex-funcionário do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), antigo Cespe. Imagens flagraram ele pegando cadernos de provas dentro do cofre da instituição.
Na primeira etapa da ação, em 21 de agosto, foram cumpridos mandados de prisão preventiva contra Helio Garcia Ortiz, o filho dele, Bruno de Castro Garcia Ortiz, Johann Gutemberg dos Santos e Rafael Rodrigues da Silva Matias.