Do Jornal de Brasília 

Duas pessoas foram presas nesta quarta-feira (20) suspeitas de aplicar o “Golpe do Cartão Clonado” em idosos, moradores do Lago Norte.

De acordo com a Polícia Civil, uma pessoa, que se dizia operadora de telemarketing de um banco ou operadora do cartão, ligava para a vítima e perguntava se a mesma reconhecia uma compra no seu cartão, com determinado valor. Com a negativa, a suposta operadora dizia que a vítima tinha que escrever uma carta de próprio punho, não reconhecendo aquela compra e solicitando o cancelamento do cartão à operadora do cartão.

Na ligação, ainda eram solicitados os dados das vítimas, bem como orientado para fornecerem o cartão quebrado ou não, junto com a carta a um motoboy que passaria na residência. Desse modo, o suposto motociclista passava no local, onde pegava o cartão de crédito da vítima.

Em seguida, os estelionatários realizavam diversas compras de forma rápida, antes que o golpe fosse descoberto pelas vítimas.

A Polícia Civil passou a investigar o caso após receber diversas ocorrências relatando a mesma prática. Na operação, batizada de “Target”, foram presos o estelionatário que bolava o golpe e repassava os cartões das vítimas, e o motoboy, que buscava os cartões.

Filiação