Dois homens foram presos em flagrante e um adolescente apreendido por fraude bancária na noite da última quinta-feira (24/8). Eles foram surpreendidos por agentes da 16ª Delegacia de Polícia (Planaltina) no momento em que sacavam valores de contas pertencentes a clientes do Banco de Brasília (BRB). A Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC) investigava o caso há seis meses.
Os suspeitos foram detidos numa lan house em Planaltina. No local, os agentes verificaram que a tela do computador estava aberta no site do banco. Após a coleta de dados e varredura no computador, foi possível confirmar a fraude. De acordo com a Polícia Civil do DF, os criminosos teriam realizado, no mesmo dia, uma sequência de quatro transações financeiras, uma delas no valor de R$ 7 mil, referente a uma transferência eletrônica para a conta de uma mulher, já identificada pela polícia.
O adolescente foi apresentado na Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA). A PCDF continua investigando o caso à procura da mulher que teria recebido o valor do furto.
O BRB informou, em nota, que a área de segurança do banco atua em parceria com as entidades policiais para o combate a crimes cibernéticos e, na noite anterior, “por meio do monitoramento ostensivo dos canais eletrônicos, municiou a DRCC de informações essenciais, que culminaram na prisão dos estelionatários em flagrante”. Além disso, o BRB reforçou que “atua preventivamente no monitoramento dos canais eletrônicos e nenhum cliente será prejudicado”.