Do Metrópoles

Homem participou de maior assalto da era do Plano Real para a época

PCDF/Divulgação

Douglas Lemos
redacao@jornaldebrasilia.com.br

A Polícia Civil prendeu, na tarde dessa quinta-feira (13), em Arniqueiras, José Roberto Soares de Souza, de 58 anos. Ele foi preso em cumprimento a um mandado de prisão condenatória por ter cometido vários assaltos a bancos no País. Entre eles, um da facção carioca Comando Vermelho a uma transportadora de valores, em São José dos Campos (SP), em 1996. O valor roubado foi de R$ 6 milhões; na época, este foi considerado o maior assalto da era do Plano Real.

Recentemente, o criminoso foi condenado pela prática de um roubo a uma mineradora em Minas Gerais, em 2005. Neste crime, José e os outros envolvidos levaram uma grande quantidade de explosivos. Segundo a Polícia Civil, pouco após este roubo, houve um crescimento de furtos de explosão e furtos a caixas eletrônicos em todo o país.

De acordo com o Antônio Dimitrov, delegado-chefe da Divisão de Capturas e Polícia Interestadual (DCPI), José Roberto estava envolvido em crimes relacionados à assaltos a bancos desde 1979, e conhece bem a maneira de operar. “Ele passou por todas as fases de roubos a bancos no Brasil. Cometia crimes antes mesmo do surgimento das portas giratórias nas agências”, comentou.

Até 1996, o criminoso contabilizada 12 fugas de presídios. Somando prisões em momentos diferentes, Souza já ficou cerca de 20 anos detido. Ele conta com condenações penais em vários estados brasileiros, que totalizam mais de 150 anos.

Filiação