Em tempos de baixa popularidade, o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) não tem poupado esforços para aumentar seus índices de aprovação. De olho em um segundo mandato à frente do Palácio do Buriti, decidiu investir em mobilização social e apostar em uma presença forte nas redes sociais. O custo da estratégia: R$ 63.861,67 por mês, ou seja, R$ 766.340,04 ao ano. Esse é o valor para manter em campo o time responsável por reunir quórum e animar as aparições públicas. O grupo também reforça a atuação nas redes sociais.

Composta por 15 pessoas, a equipe de Coordenação de Mobilização é uma das nove assessorias sob comando do gabinete da Governadoria do DF. Estruturada por meio do Decreto n° 37.627, de 15 de setembro de 2016, o órgão é comandado por Ozimpio Dias de Sousa, popularmente conhecido como Ozzy (na foto em destaque, ele está atrás de Rollemberg).

Sete dos servidores e Ozzy são filiados ao PSB, segundo informações do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em sua maioria, o grupo é formado por líderes comunitários e sindicalistas. Alguns até tentaram, sem sucesso, vagas na Câmara Legislativa durante a campanha de 2014, como Jaqueline Mesquita e Marieta Soares.

A coordenação atua de forma independente da Secretaria de Comunicação, que trata das informações institucionais do GDF. A unidade de mobilização tem um caráter menos formal, que não está voltado nem para a execução nem para a promoção de políticas públicas. O objetivo é tentar reverberar as ações do governador.

Em suas páginas pessoais nas redes sociais, por exemplo, boa parte desses servidores compartilha conteúdos postados por Rollemberg e faz comentários elogiosos nas publicações do governador. Quando estão em alguma agenda pública com a presença do chefe do Executivo, são vistos com o celular em mãos, tirando fotos e gravando vídeos para postar na internet.

Em 23 de junho, por exemplo, Ozzy e Jaqueline acompanhavam de perto, no Palácio do Buriti, a assinatura do decreto de regulamentação da lei que pune a homofobia no DF. Ozimpio registrava a cerimônia em imagens e vídeos. Veja na galeria abaixo:

Filiação