Claudio Abrantes declara oposição a Rollemberg e pede desfiliação da Rede

Do G1-DF

Postura foi adotada porque Buriti não quis negociar equiparação salarial entre polícias Civil e Federal, diz deputado. Partido Rede Sustentabilidade vai acatar decisão.

O deputado distrital Claudio Abrantes anunciou nesta terça-feira (16) que deixará a base de apoio ao governador Rodrigo Rollemberg na Câmara Legislativa. Por causa disso, ele também pediu desfiliação do partido Rede Sustentabilidade, que integra a base. Segundo o distrital, a decisão foi tomada após o chefe do Buriti “se recusar em avançar as negociações sobre a equiparação salarial entre as polícias Civil e Federal”.

O G1 aguarda posicionamento do governo sobre a mudança de “lado” do deputado. Em entrevista, Abrantes explicou que, pediu a saída da Rede para “evitar constrangimentos”, já que a legenda é uma das principais apoiadoras de Rollemberg, junto com PSB e PDT. Embora o deputado tenha ajudado na implementação da agremiação no Distrito Federal, ele disse que “seria uma incoerência permanecer no partido”.

Na segunda (15), o distrital se reuniu com o governador para tratar da paridade salarial entre as categorias. No encontro, ele diz ter percebido que não haveria mais espaço para negociações sobre o assunto.

O deputado é agente da Polícia Civil do DF, e está licenciado para o mandato parlamentar. Os policiais fazem, campanha há quase um ano, pela reposição salarial: eles pedem aumento de 37% no salário, o mesmo concedido à Polícia Federal.

“Política se faz com compromisso. O governador recebeu várias vezes a Polícia Civil, fez promessas, compromissos, propôs datas e, todas as vezes, não cumpriu com sua palavra. Onde não há compromisso, não tem como haver uma relação de apoio”, disse o parlamentar durante discurso no plenário da Câmara Legislativa, nesta terça.

Mais críticas
As críticas não se restringiram às negociações com os policiais civis. Abrantes elencou outras questões que justificam sua decisão, como o aumento da tarifa do transporte público do DF, divulgado no último dia de 2016.

“Várias vezes esse governo virou as costas para a população. Um grande exemplo foi o aumento das passagens do transporte público, sem diálogo e no apagar das luzes do ano”, apontou. Em entrevista ao G1, o deputado disse que ainda avalia em qual partido ingressará. “Essa decisão me dá um grau de independência maior”, comentou.

O porta-voz do partido Rede Sustentabilidade no DF, Pedro Ivo, indicou que o colegiado vai acatá-la. “Embora tenhamos participação no governo Rollemberg, sempre orientamos a bancada a votar com independência. Vamos continuar trabalhando juntos nas causas em que temos em comum.”