Do Correio Braziliense

Os homens haviam sido detidos por ato infracional análogo a roubo quando menores. Um deles também respondeu por crime correspondente a homicídio

Dois homens foram presos na manhã desta segunda-feira (3/4) após roubarem uma mulher na SQS 104/105. O crime aconteceu por volta das 10h40, quando a vítima esperava por um ônibus em uma parada próximo à passagem subterrânea.

Os criminosos não estavam armados, mas ameaçaram agredir a vítima caso ela não entregasse o celular. Após o episódio, a mulher dirigiu-se à Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), onde foi atendida.

A equipe policial saiu acompanhada da vítima em busca da dupla, que foi encontrada nas proximidades do local do crime. Jonatha Jones Santos Barbosa, 22 anos, e Anderson dos Santos Pereira, 18, foram presos em flagrante. Os jovens haviam sido detidos por ato infracional análogo a roubo quando menores. Um deles também respondeu por crime correspondente a homicídio.

Para a delegada, as mulheres são mais suscetíveis a esse tipo de crime. “São, sem dúvidas, mais vulneráveis, porque os criminosos entendem que, a princípio, elas podem oferecer menor resistência”, explica.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública e da Paz Social, apenas nos dois primeiros meses de 2017, cerca de 6.411 ocorrências do tipo foram registradas no DF. O monitoramento da polícia em 8 regiões, onde são registradas cerca de 65% das ocorrências, gerou uma redução de 5,1% dos roubos a pedestre no primeiro mês do ano em relação ao mesmo período de 2016.

Em nota, a pasta também informou que elabora estudos que indicam dias, horários e locais de maior incidência dos crimes. O estudo é feito a partir das ocorrências registradas nas delegacias da Polícia Civil e orienta os trabalhos das forças de segurança. A Secretaria de Segurança também destacou a importância do Boletim de Ocorrência para o combate à criminalidade.

Filiação