O preenchimento de vagas para a ampliação do quadro da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) exige a realização de concurso público. Entretanto, os aprovados no último certame, que foi realizado em 2013, ainda aguardam a nomeação. Segundo os dados da Polícia Civil, um déficit de 47% nos quadros da instituição impacta na qualidade do serviço prestado à população e interfere diretamente nas saúdes física e mental dos policiais.
“O atual efetivo está aquém do que existia em 1993. Estamos vivendo uma situação crítica no DF, o número reduzido dos profissionais provoca uma sobrecarga na categoria e a população está sendo prejudicada”, comenta o vice-presidente do Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol-DF), Renato Rincon.
As delegacias no DF trabalham em ritmo de plantão. Em média, três agentes realizam o atendimento à população. Contudo, o número mínimo deveria ser de oito profissionais. Entre outros problemas, a falta de pessoal provoca demora no registro de ocorrência, atraso na resolução de crimes e na prisão de suspeitos. Um policial chega a investigar de 10 a 20 casos ao mesmo tempo, o que compromete a qualidade das investigações e aumenta a sensação de impunidade.
A sobrecarga de trabalho gera um problema grave dentro da corporação: o estresse e desgaste dos profissionais. “O policial está exausto e desmotivado, o que compromete a qualidade do serviço público. A categoria se sente desvalorizada com falta de investimentos em pessoal e com a estrutura atual”, lamenta o vice-presidente.
Caso de Polícia
Efetivo reduzido, mas o trabalho aumenta. Este é um problema que parece estar longe de uma solução definitiva. A todo momento os agentes recebem diferentes demandas da população. “As pessoas reconhecem a Polícia Civil como autoridade oficial, o que é positivo, mas por outro lado, nem todos os casos são de polícia e muitos podem ser resolvidos fora das delegacias”, esclarece Rincon.
A Delegacia Virtual da PCDF (http://delegaciaeletronica.pcdf.df.gov.br/) surgiu para trazer agilidade e também para desafogar as delegacias. Pela internet, o cidadão pode utilizar o serviço para registrar acidentes de trânsito sem vítima, extravio de documentos e até casos de furto.
Concurso Público
Um novo concurso público está previsto para a Polícia Civil, mesmo sem nomear todos os aprovados do último certame. O edital prevê 417 vagas para os cargos de delegado, perito e médico-legista. As provas serão realizadas no próximo mês.
Fonte: Nosso Gama
Filiação