Do Metrópoles

Pesquisa Metrópoles/FSB divulgada nesta terça-feira (23/10) mostra amplo favoritismo do candidato ao Governo do Distrito Federal (GDF) pelo MDB, Ibaneis Rocha. Segundo a sondagem, o emedebista tem 76% dos votos válidos – excluídos brancos e nulos. O governador Rodrigo Rollemberg (PSB), que tenta se reeleger, soma 24%.

A pesquisa, feita entre o último sábado (20) e a segunda-feira (22), ouviu 1.072 eleitores do DF. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Quando são considerados os votos totais, Ibaneis aparece com 63%, contra 21% de Rollemberg. Dos entrevistados, 6% disseram não votar em nenhum dos candidatos, mesmo percentual dos que ainda não se decidiram. Outros 4% correspondem a brancos e nulos.

Ao serem questionados se a decisão de voto para governador era definitiva ou ainda poderia mudar até o dia da eleição, 83% disseram que vão manter a decisão. Outros 16% admitiram a possibilidade de trocarem de candidato, enquanto 1% não soube responder.

As entrevistas foram feitas em visitas aos domicílios dos eleitores, observando a estratificação de gênero, idade e local de moradia, em amostra representativa. O nível de confiança é de 95%.

A pesquisa utiliza um plano amostral atualizado com base em dados do Censo IBGE e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em razão dos arredondamentos, os totais podem dar entre 99% e 101%. A sondagem foi registrada no TSE com o número DF-08791/2018.

Veja mais no site do Metrópoles

 

Filiação