A emoção tomou conta das centenas de pessoas que compareceram à cerimônia de despedida da agente de polícia Valderia da Silva Barbosa, policial civil do DF que era lotada na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) 2, em Ceilândia.
Ela foi vítima de feminicídio na última sexta-feira, dia 11, em um crime brutal e covarde cometido por seu ex-companheiro. Leandro Peres, que estava foragido, foi alvejado em troca de tiros com policiais militares do estado de Goiás (PMGO). O Sinpol-DF emitiu uma nota oficial de agradecimento pelo trabalho conjunto da PCDF e PMGO.
O cortejo fúnebre de Val, como era carinhosamente chamada por familiares e colegas, iniciou seu trajeto partindo da Delegacia-Geral, no Complexo da PCDF, percorreu o Eixão de Brasília e chegou ao Cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul, onde ocorreu o velório e a cerimônia de despedida. Assista ao vídeo no início do texto.
Compareceram à cerimônia representantes de diversas forças de segurança, incluindo a PCDF, Polícia Militar do DF (PMDF), Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF), Polícia Penal do DF (PPDF), Detran-DF, Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Legislativa do Congresso Nacional.
Além de familiares, populares e a imprensa local, o velório também contou com a presença de figuras públicas: a vice-governadora do DF, Celina Leão; o delegado-geral da PCDF, Robson Cândido; o secretário da Segurança do DF, Sandro Avelar; a secretária de Estado da Mulher do DF, Giselle Ferreira; a deputada federal Érika Kokay; a deputada distrital Doutora Jane Klebia; e a ex-primeira-dama da República, Michelle Bolsonaro.
“Quando um policial civil morre vítima de um crime, ainda mais em circunstância tão violenta e covarde como aconteceu, toda a população sente essa perda. O comparecimento em massa das pessoas foi um sinal de respeito e honra. Ela fará falta, mas nos despedimos orgulhosamente da policial civil exemplar que foi para a sociedade”, disse Enoque Venâncio de Freitas, presidente do Sinpol-DF.