Sinpol-DF comemorou vitória no Legislativo junto à categoria | Fotos: Comunicação Sinpol-DF

A suplementação do auxílio-alimentação e a criação do auxílio-uniforme para os servidores da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) estão assegurados e vão, em breve, à sanção do governador Ibaneis Rocha (MDB).

Ambos Projetos de Lei (PLs) foram aprovados pelos deputados distritais em Sessão Ordinária, na tarde da última terça, 15, no plenário da Câmara Legislativa do DF (CLDF). Foram 20 votos favoráveis pelos parlamentares e apenas um contra.

Durante a votação, centenas de policiais civis se mobilizam em frente à CLDF, em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) convocada pelo Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol-DF), para acompanhar o andamento da sessão.

Centenas de policiais civis estiveram mobilizados em frente à CLDF para acompanhar votação

Os PLs foram propostos pelo GDF para que fosse realizada uma correção com a categoria em relação aos benefícios. Diferentemente das demais Forças de Segurança, os policiais civis, desde sempre, compram os próprios uniformes, mas sem qualquer auxílio indenizatório que os resguarde dos custos.

O auxílio-alimentação de policiais e bombeiros militares do DF, desde 2015, é pago no valor de R$ 850. Policiais civis, sem qualquer reajuste nos últimos anos, recebem, hoje, apenas R$ 458.

“A aprovação dos projetos repara a injustiça à qual os policiais civis estiveram submetidos todos esses anos. O nosso auxílio-alimentação mal paga uma refeição adequada para a função que exercemos diariamente. O auxílio-uniforme é um pleito justo porque somos obrigados a usá-lo durante o trabalho, mas sem qualquer respaldo para a aquisição”, defendeu Alex Galvão, presidente do Sinpol-DF.

Representantes dos sindicatos, associações e diretoria da Polícia Civil acompanharam votação no plenário da CLDF

O presidente do Sinpol-DF acrescentou, ainda, que as conquistas na CLDF, nesta tarde, são apenas um passo da luta. Galvão afirmou que a atuação do sindicato pela paridade salarial com a Polícia Federal e pela regulamentação da assistência à saúde continuarão veementemente.

“A luta pela reparação das nossas perdas não para por aqui. Essa foi uma vitória essencial para os policiais civis. Agora, queremos a nossa paridade e a assistência à saúde integral, que, juntos, beneficiarão aos servidores veteranos e ativos da Polícia Civil”, declarou Galvão.

Filiação