21.01.22 - "Sinpol em Casa"

O agente policial de custódia veterano Valdemir Gonçalves dos Santos foi surpreendido com uma visita especial da diretoria do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) na tarde da última sexta, 21, por meio do projeto “Sinpol em Casa”.

Já emocionado ao reconhecer, logo na entrada à residência, os colegas dos tempos de Polícia Civil do DF (PCDF), uma vez que esteve isolado durante toda a pandemia, Valdemir recebeu calorosamente os diretores do sindicato Sueli de Barros, Márcia Pimentel e José Carlos Saraiva.

A visita foi acompanhada pela esposa do veterano, Maria Francisca, dos dois filhos, Guilherme e Grazziano (que são policiais militares), e dos colegas policiais civis Jonilson Santana e dos veteranos Altober Amaral e Florisvaldo Silva, todos agentes policiais de custódia. Margarete Santana, esposa de Jonilson e amiga íntima da família, também participou do encontro.

Valdemir não recebeu visitas durante a pandemia e ficou surpreso ao ver os colegas | Fotos: Comunicação Sinpol-DF

Valdemir foi homenageado pelo Sinpol-DF com um certificado emoldurado, um broche personalizado, um kit com máscara e boné (que levam a marca do sindicato), e uma miniatura da viatura da PCDF, com o nome do veterano gravado na placa do carro.

“Essa homenagem, mais que merecida, é em reconhecimento aos anos que você se dedicou à Segurança Pública do DF. É também para demonstrar gratidão e reafirmar que a sua trajetória na polícia jamais será esquecida pelo seu sindicato”, declarou a diretora Sueli de Barros.

A história de Valdemir com a PCDF começou em 1979, quando ingressou na corporação. Antes disso, ele também serviu à Polícia Militar. O veterano foi, ainda, um dos fundadores da Associação Geral dos Policiais Civis (Agepol) do DF e também participou ativamente na fundação do Sinpol-DF, o primeiro sindicato de policiais civis do país.

Como tradição do “Sinpol em Casa”, o veterano recebeu um certificado e mini viatura da PCDF

“Essa visita faz com que eu relembre essa trajetória que tenho muito orgulho. Fico ainda mais feliz por ser homenageado e reconhecido por esse trabalho. Essas visitas aos veteranos são essenciais para mostrar que nós, mesmo aposentados, temos valor e somos lembrados pela nossa história na polícia. O sindicato está de parabéns pela iniciativa”, afirmou o policial civil veterano.

DECLARAÇÕES

Além de receber as homenagens dos diretores do Sinpol-DF, Valdemir também prestigiou a atenção e o carinho expressados pelos familiares e os amigos que estiveram presentes na visita durante a realização do “Sinpol em Casa”.

“É muito comum os policiais veteranos perderem o contato com os colegas após a aposentadoria. E o meu pai sente muita falta do trabalho e desse convívio. É notável que essa visita fez muito bem a ele”, afirmou Guilherme, filho mais velho de Valdemir.

Valdemir tem uma trajetória na Polícia Civil que é reconhecida pelos colegas

“É fundamental para a memória de um policial veterano relembrar as histórias da época da ativa com os colegas, como também colocar os assuntos em dia. Melhor ainda é ser homenageado por pessoas que o valorizam. Ele, certamente, está muito feliz com isso”, disse Grazziano, o filho caçula.

“Eu fiquei tão emocionada quanto ele durante essa visita. Nós recebemos o sindicato e os colegas da PCDF na nossa casa como família. Essa foi uma linda homenagem e tenho certeza que, assim como eu, ele ficou imensamente feliz e agradecido”, pontuou a esposa Maria Francisca.

“Ele foi o meu primeiro chefe na Polícia Civil e se tornou um amigo para a vida inteira. Ele me inspirou de muitas maneiras, mas principalmente em valores como o caráter e responsabilidade. É uma homenagem muito merecida”, disse com emoção Jonilson Santana.

Com emoção, o veterano recebem homenagem do sindicato, familiares e amigos

“Eu trabalhei mais de 20 anos com o Valdemir e isso foi um grande privilégio para mim. Esse foi um cara que deu a vida pela Polícia Civil. Quando falarem de alguém que foi um verdadeiro policial, o nome dele, certamente, deve ser mencionado” declarou Altober Amaral.

“Após tanto tempo sem sair de casa e sem receber visitas, essa homenagem do sindicato foi uma das coisas mais belas que ele poderia ter recebido nesse período. Parabéns ao sindicato por essa homenagem a quem muito merece”, afirmou Margarete Santana.

“Os agentes policiais de custódia, na maioria das vezes, não são lembrados pela polícia quando se trata de homenagem. E essa iniciativa do sindicato é essencial para ressaltar a nossa importância. O Valdemir é merecedor dessa homenagem, fiquei muito feliz por ele”, afirmou Florisvaldo Silva.

Filiação