Grupo das Forças de Segurança do DF tratou do percentual para recomposição salarial das categorias | Fotos: Arquivo Pessoal

Dirigentes do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) voltaram a se reunir na noite da última segunda, 20, com os secretários Júlio Danilo, da Segurança, e André Clemente, da Economia, para tratar de detalhes do orçamento para recomposição salarial dos policiais civis em 2022. 

A reunião foi composta também por representantes dos comandos da Polícia Civil (PCDF), da Polícia Militar (PMDF) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF). Demais sindicatos e associações que representam as Forças de Segurança do DF se juntaram ao grupo na Secretaria de Segurança Pública (SSP) para tratar do pleito salarial das categorias.

Durante o encontro, foi apresentado aos secretários um levantamento de cortes de despesas e investimentos da corporação que poderão ser suspensos, temporariamente, para dar vazão ao reajuste salarial da categoria, uma vez que ainda não foi definido pela Secretaria de Economia um percentual.

Nesta primeira tentativa de negociação, o corte de despesas e investimentos somam em torno de R$ 300 milhões. Para os dirigentes do Sinpol-DF, o valor precisa ser majorado para que o espaço fiscal seja suficiente para proporcionar um percentual de reajuste que seja adequado para os policiais civis.

No entendimento dos dirigentes do Sinpol-DF, a proposta de recomposição salarial deve ser melhorada

O secretário André Clemente afirmou a necessidade de fazer análises no Orçamento do DF para observar onde mais podem conseguir recursos para viabilizar a recomposição pretendida, reafirmando o compromisso com o reajuste das Forças que poderá sair em duas parcelas, sendo a primeira para abril e a segunda para o fim do ano.

Os dirigentes das entidades solicitaram aos secretários para que fosse feita uma nova análise no orçamento com o objetivo de apresentar uma melhor proposta de recomposição salarial às categorias. A Economia se comprometeu a realizar tratativas para negociar um valor orçamentário superior ao apresentado nesta primeira reunião.

O Sinpol-DF reafirma que qualquer proposta apresentada será levada imediatamente para a deliberação da categoria.

Além do sindicato dos policiais civis e dos delegados (Sindepo-DF), participaram também da reunião representantes da Agepol, Asbrapp, ABPC, Apcap e Adepol.

Uma nova reunião ficou pré-agendada para a próxima terça, 28. 

Filiação