O presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF), Alex Galvão, defendeu que as entidades de classe se unam em defesa do serviço público brasileiro diante das tentativas de sucateamento e “demonização” do servidor público – materializadas, principalmente, com a proposta de Reforma Administrativa (PEC 32) do governo federal.

Galvão apresentou esse posicionamento durante participação na Sessão Solene de Homenagem ao Dia do Servidor Público promovida pelo deputado distrital João Cardoso (Avante), da qual dirigentes sindicais de outros sindicatos e associações também participaram.

O evento foi transmitido online pela Câmara Legislativa do DF (CLDF). Confira no vídeo acima!

Segundo o presidente do Sinpol-DF, solenidades como essa são essenciais para que se “entenda a necessidade da luta pela valorização do servidor público”.

“Enquanto dirigentes sindicais, precisamos fazer uma reflexão sobre a qualidade do serviço público – essa é a razão de estarmos nessa luta. Termos um deputado que também é servidor público com essa consciência deixa ainda mais clara a importância da valorização do serviço público, porque o destinatário do nosso trabalho é a população. E ela só estará satisfeita se for bem atendida”, completa.

Galvão destacou, ainda, que nessa perspectiva, o Sinpol-DF está seguindo o posicionamento da União dos Policiais do Brasil (UPB). A entidade de abrangência nacional deliberou por lutar contra a PEC 32 por entender que ela precariza o serviço público como um todo, não apenas uma categoria.

“Essa demonização do servidor público é nociva porque abre brecha para que o serviço público passe a ser privado. A nossa função é de interesse público. Sem cada um de nós, servidores, o Estado não funciona”, afirmou Galvão, que é agente de polícia há mais de 22 anos.

“Se hoje a Polícia Civil do DF apresenta o melhor índice de resolução de crimes violentos do país e é considerada a melhor do Brasil, é consequência direta da qualidade dos servidores que integram os seus quadros”, declarou o presidente do Sinpol.

O dirigente sindical também aproveitou a participação para agradecer ao deputado João Cardoso pelo apoio aos policiais civis. O parlamentar é um dos que, graças à interlocução da diretoria do Sinpol-DF, empenhou emendas para reforçar o orçamento da Polícia Civil do DF, especialmente os recursos destinados ao Serviço Voluntário Gratificado – medida que tem mantido o funcionamento do plantão das delegacias.

“Essa parceria entre o sindicato e o seu mandato, deputado, tem sido importante para a nossa luta, uma vez que você sempre se colocou à disposição da categoria”, disse Galvão em agradecimento.

Cardoso, por sua vez, reiterou que o gabinete está à disposição dos policiais civis do DF, bem como de todos os servidores públicos da capital do país. “Nosso lema é servir sem ver a quem e temos feito isso desde o início do nosso mandato. Nós defendemos que o servidor público possa continuar sendo o guardião do serviço público no Distrito Federal e no Brasil”, frisou o deputado distrital.

Filiação