Reunião, que ocorreu no Palácio do Buriti, foi solicitada pela diretoria do Sinpol | Fotos: Renato Alves/Agência Brasília

A diretoria do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) se reuniu, na manhã desta quarta, 24, com o governador Ibaneis Rocha (MDB) para tratar de importantes reivindicações da categoria, incluindo o GDF Saúde, a vacinação prioritária e o pagamento das pecúnias.

Todos esses pleitos foram atendidos pelo Executivo distrital – com o anúncio de ações objetivas para que entrem em vigor o mais rapidamente possível.

O encontro com o governador ocorreu a partir de agenda solicitada pelo Sinpol e contou com a participação do deputado distrital Claudio Abrantes (PDT) e dos secretários de Economia, André Clemente, e de Segurança Pública, Anderson Torres.

Também estavam presentes o delegado-geral da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), Robson Cândido, e o presidente do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do DF (Inas-DF), Ney Ferraz Júnior.

GDF SAÚDE

Durante a reunião, foi oficializado o convênio entre a PCDF e o Inas para possibilitar a adesão dos policiais civis ao GDF Saúde. Com a assinatura do acordo, o processo não tem mais quaisquer empecilhos de ordem jurídica, política e econômica.

Agora, para que os servidores da instituição passem a contar com plano de saúde de fato, restam apenas a criação da rubrica – pelo Ministério da Economia – permitindo o desconto em folha desse pagamento e a implementação operacional nos sistemas do instituto. Com a formalização do convênio, os procedimentos devem ocorrer em breve.

VACINAÇÃO

Outra demanda que também deve sair do papel com brevidade é a vacinação antecipada dos policiais civis. O Sinpol-DF defendeu o pleito de forma intensa nas últimas semanas, justificando a importância da medida através de atos públicos, articulação política, meios administrativos e até ação judicial.

A vitória veio nesta terça, 23, quando a Secretaria de Estado da Saúde (SES) incluiu os servidores da PCDF no próximo grupo prioritário, que deverá começar a receber as doses a partir da próxima semana.

Parte da logística desse processo já foi anunciada no encontro desta quarta: as vacinas serão aplicadas por meio de drive-thru no Complexo da PCDF. Os detalhes específicos, entretanto, ainda serão publicados, por meio de portaria, pela Delegacia Geral – juntamente com um cronograma prevendo internamente os critérios de vacinação.

O Delegado Geral informou que adotará critérios objetivos para a aplicação das vacinas. Os policiais lotados no plantão, os servidores do Instituto de Medicina Legal (IML) e os policiais que atuam na Policlínica devem ser os primeiros a serem vacinados, seguidos pelos policiais com comorbidades. Na sequência ocorrerá a imunização dos demais servidores por ordem de idade.

O sindicato solicitou, na oportunidade, que também sejam priorizados os policiais do expediente que atuam diretamente no atendimento ao público, como aqueles lotados nos postos de identificação e os que atuam na custódia de presos.

Alex Galvão, Enoque de Freitas e Diego Vaz representaram o sindicato no encontro com o governador

PECÚNIAS

Ainda no encontro com a diretoria do Sinpol, o governador autorizou que a Secretaria de Economia realize o pagamento do passivo das pecúnias relativas às licenças não-usufruídas no período de 1996/2006.

Segundo o secretário, a liberação já está sendo operacionalizada e a expectativa é que ocorra nos próximos meses.

Filiação