Veja como fazer cautela para comprar arma na aposentadoria

Processo de acautelamento das armas é realizado na Dame | Foto: Ricardo Gonçalves/Arquivo Sinpol-DF

Os policiais civis que estão em abono permanência ou que tenham menos de cinco anos até o direito à aposentadoria podem manter a cautela da arma que usam em serviço. Confira como.

Os servidores do primeiro caso devem solicitar declaração comprovando que estão em abono permanência junto à Seção de Atendimento e Controle de Documentos (Sedoc) do Departamento de Gestão de Pessoas (DGP).

Os policiais que têm menos de cinco anos até se aposentarem também precisam solicitar declaração que comprova a condição. Esse documento, por sua vez, é emitido na Divisão de Aposentadorias e Pensões (Diap), também no DGP.

Na sequência, as declarações devem ser entregues na Divisão de Armas, Munições e Explosivos (Dame) – responsável pelo processo de acautelamento das pistolas.

Por conta das falhas de segurança dos armamentos, aqueles que estão com a pistola 24/7 da Taurus, no entanto, deverão devolvê-la à Dame e solicitar a cautela de um modelo diferente.

Segundo regulamentação da PCDF, esses policiais podem requerer, ao mesmo tempo, a cautela da pistola S&W calibre .40 e da Glock calibre 9mm.