Diretor do Sinpol-DF discute saúde dos policiais civis em live com parlamentar

À deputada Paula Belmonte, diretor do Sinpol defendeu maior suporte à saúde dos servidores da PCDF | Imagem: Reprodução

Da Comunicação Sinpol-DF

O diretor de Assuntos Sindicais do Sinpol-DF, Diego Vaz, participou na última quinta, 8, de uma discussão sobre a Segurança Pública do Distrito Federal, promovida pela deputada federal Paula Belmonte (Cidadania-DF).

O debate foi transmitido ao vivo através das redes sociais da parlamentar e também contou com a participação do presidente da Associação Brasiliense de Peritos em Criminalística (ABPC), Thiago Assis.

Os três eixos principais da live foram a necessidade de maiores investimentos na Polícia Civil do DF (PCDF), os índices alcançados pela instituição no último ano e, sobretudo, a saúde dos servidores.

Durante a conversa, Diego ressaltou a necessidade de desconstruir, sobretudo entre os parlamentares no Congresso Nacional, a ideia de que a PCDF é privilegiada. Segundo ele, muitos ainda acreditam, por exemplo, que a remuneração dos policiais civis do DF é a maior do país – quando, na verdade, já há anos, a categoria ficou para trás.

O diretor do Sinpol pontuou também uma série de motivos que justificam a necessidade de maiores investimentos na instituição e em seus servidores. “A nossa eficiência é a maior do país”, lembrou. “Além disso, existe toda a sensibilidade por se tratar da Capital Federal”.

“As facções tentam rotineiramente se inserir no Distrito Federal, por isso o investimento, a qualificação e a retenção de talentos na Polícia Civil precisa ser levada em consideração”, acrescentou Diego. “O crime organizado não pode criar raízes aqui de forma alguma, pois acabaria atrapalhando até o exercício da República”, ressaltou.

Assista ao vídeo no player abaixo.

SAÚDE

A saúde dos policiais civis acabou tomando a centralidade do debate por ser, hoje, uma das grandes demandas da categoria e uma das maiores evidências da disparidade de tratamento entre as forças de Segurança Pública do DF.

“A Polícia Civil é a única força de segurança do Distrito Federal que não tem uma assistência à saúde específica, o que causa grande transtorno e inquietação na categoria”, afirmou o diretor do Sinpol.

Na defesa, Paula Belmonte ponderou que os policiais civis do DF são reconhecidos no Brasil inteiro pela qualificação, mesmo tendo um efetivo deficitário. “Então eles merecem sim o nosso carinho, o nosso respeito e a nossa consideração”.

“São um exemplo a ser seguido, mas, hoje, pela falta de reconhecimento da sociedade, pela falta de reconhecimento nos orçamentos públicos, muito policiais tem sentido esse fardo”, afirmou a deputada.

“São profissionais que vivem em um meio estressante e é importante a gente dar essa qualidade de vida para eles. Essa assistência médica é fundamental”, justificou a parlamentar, que também se comprometeu com a defesa do pleito no Congresso Nacional.