Votação da PMV 971/20 foi realizada nesta segunda, 21 | Foto: Najara Araújo/ Câmara dos Deputados

O Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) repudia as manifestações do deputado Kim Kataguiri (DEM-SP) à aprovação da Medida Provisória (MPV) 971/20 na tarde desta segunda, 21, pela Câmara dos Deputados.

Mais uma vez é preciso dizer que é falaciosa a afirmação de que os policiais civis têm os salários mais altos do país. Também é absolutamente equivocado tratar a MPV 971 como reajuste.

Os policiais civis estão há mais de uma década com o salário corroído pela inflação. A defasagem salarial, hoje, passa dos 60%. Assim, os 8% estipulados pela MPV sequer chegam perto de recuperar o poder de compra perdido ao longo dos anos e as perdas que a categoria passou a ter com a Reforma da Previdência.

Cabe ressaltar que a MPV não terá nenhum impacto nas contas do governo federal. Primeiro, porque já havia previsão orçamentária, votada pelo Congresso Nacional em maio deste ano. Segundo, porque os recursos vêm do Fundo Constitucional, que tem destinação específica.

A Medida Provisória foi assinada pelo presidente Jair Bolsonaro também em maio e, como toda MP, passou a vigorar imediatamente ainda que só tenha sido aprovada pela Câmara dos Deputados às vésperas do prazo de validade.

Rejeitá-la, a essa altura, seria inconcebível porque ampliaria, ainda mais, as perdas que a categoria vem sofrendo ao longo dos anos.

Kim Kataguiri, contudo, preferiu insistir em bravatas, tentando capitalizar em cima de um discurso falacioso, já há muito desmentido, no afã de colocar a população contra aqueles que também não pararam de trabalhar um segundo sequer durante a pandemia do coronavírus.

Tudo isso foi explicado e reiterado à exaustão por todos os parlamentares que se manifestaram no plenário, sensibilizaram-se com pleito e votaram pela aprovação da MPV. E a cada um deles, o Sinpol-DF manifesta, publicamente, o agradecimento dos policiais civis do DF.

Filiação