Da Comunicação Sinpol-DF

Até a próxima segunda, 28, os policiais civis do Distrito Federal poderão contribuir com uma pesquisa sobre o processo de ensino e aprendizagem do Curso de Formação Policial.

Ela pode ser respondida por servidores da ativa ou aposentados, de quaisquer cargos da Polícia Civil do DF (PCDF), bastando acessar o questionário disponível aqui. Não é necessário se identificar e as respostas são confidenciais – somente os pesquisadores têm acesso aos dados.

Os resultados subsidiarão o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do agente de polícia Vander André Salomon, pós-graduando em “Segurança Pública, com ênfase na formação de tutores, preceptores e em pesquisa para o Distrito Federal e Entorno”.

O policial, atualmente lotado na 21ª DP, está nas fases finais da especialização na Escola Superior da PCDF (ESPC), que se encerra no próximo mês de novembro.

Segundo ele, o estudo pretende conhecer a opinião dos policiais civis quanto ao curso de formação e identificar o quanto desse conhecimento foi significativo para o exercício da função.

“Praticamente em todo o mundo, incluindo o Brasil, é comum o policial novo, quando vai começar a trabalhar, ouvir dos mais antigos: “esquece tudo que aprendeu na Academia, você vai aprender a ser policial agora””, observa Vander André. “É isso que pretendemos desmitificar”.

A ideia da pesquisa é avaliar a efetividade da formação, analisando tanto o conteúdo quanto a forma como ele foi ensinado, e tem uma importância ímpar, sobretudo em um momento em que as instituições policiais têm alterado esses cursos de acordo com a matriz curricular nacional.

Filiação