PCDF cria comissão para apurar casos de coronavírus como acidente de trabalho

Com criação de comissão para analisar casos, sindicato reforça recomendação para registro de ocorrência por acidente de trabalho aos policiais civis diagnosticados com coronavírus | Foto: Arnon Gonçalves

Em uma portaria publicada na última quinta, 20, a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) estabeleceu a criação de uma Comissão Extraordinária para apuração de acidente em serviço e de doença profissional causados pelo coronavírus.

A comissão funcionará Gabinete de Controle Interno da PCDF, será presidida por um delegado e contará com mais dois servidores policiais civis.

O grupo analisará as ocorrências de acidente de trabalho relacionadas a policiais civis contaminados pela Covid-19, realizando as diligências necessárias e, ao fim dos trabalhos, emitirá um parecer que será remetido ao Departamento de Gestão de Pessoas (DGP) para homologação.

A portaria tem efeito retroativo. Assim, os casos que já estão em análise também passarão a ser analisados pela comissão recém-criada “sem prejuízos aos atos já praticados”, segundo informa o documento.

Recomendação do Sinpol-DF está alinhada com recente decisão liminar do STF

REGISTRO DE OCORRÊNCIA

Diante desse cenário, o Sinpol-DF reitera aos policiais civis diagnosticados com coronavírus a recomendação para que registrem ocorrência por acidente de trabalho e juntem toda a documentação pertinente a fim de comprovar que a contaminação é decorrente da atividade na PCDF.

A entidade vem dando essa orientação desde o início da pandemia. A medida visa garantir que tanto o policial civil quanto a família possam ser devidamente amparados pela lei.

Além disso, é preciso que os servidores se resguardem uma vez que ainda não se sabe quais são os efeitos da doença a longo prazo entre aqueles que se curaram.

A recomendação do sindicato também está alinhada com a decisão liminar do Supremo Tribunal Federal (STF), que, em abril, reconheceu a Covid-19 como doença ocupacional.

Isso significa que, na prática, os trabalhadores de setores essenciais que forem contaminados poderão ter acesso a benefícios de seguridade social.