29.07.2020 - Posse Diretoria Executiva e Conselho Fiscal do Sinpol-DF para o triênio 2020-2023

Da Comunicação Sinpol-DF

Foram empossados na tarde desta quarta, 29, os diretores e conselheiros fiscais do Sinpol-DF para o triênio 2020-2023.

A solenidade ocorreu no Auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) e contou com a presença de policiais civis, familiares dos diretores e conselheiros empossados, além de autoridades e dirigentes de outras entidades representativas da classe policial.

A Chapa “União e Luta” foi vencedora, no último dia 16, do segundo turno das eleições sindicais e conduzirá o Sinpol-DF a partir desta quinta, 30.

O grupo é composto, em maior parte, por policiais civis em primeiro mandato – 14 do total de 18. Quatro diretores também participaram da gestão anterior – “Juntos Somos Fortes” –, que, incialmente, deixaria o comando do sindicato no fim de abril, mas teve o mandato estendido em consequência da pandemia do novo coronavírus.

Assim como ocorreu em 2017, o Conselho Fiscal também foi eleito de forma direta, conforme previsto na última atualização do Estatuto Social da entidade, realizada em 2015. Eles foram empossados na mesma cerimônia.

O mandato para diretores e conselheiros se encerra em 30 de julho de 2023. A cerimônia foi transmitida ao vivo, confira no player abaixo.

UNIÃO E LUTA

O novo presidente do Sinpol-DF, Alex Galvão, destacou a disposição da diretoria eleita em lutar em prol dos policiais civis, em um discurso marcado pelo tom de união. “Nossa missão é gigante. As conquistas e os resultados somente virão com muito trabalho e, principalmente, com a união da categoria”.

“O Sinpol não pertence a uma pessoa. O Sinpol não pertencente a um grupo de pessoas. O Sinpol pertence a você e você o torna forte”, ressaltou Alex, dirigindo-se a todos os policiais civis. “Nós não pouparemos esforços para defendê-los. E não vamos desapontá-los”, assegurou o novo presidente da entidade.

Deixando a presidência, Rodrigo Franco “Gaúcho” aproveitou o momento para agradecer a confiança dos policiais civis que os elegeram duas vezes. “Eu saio com a clara consciência de ter cumprido o meu papel, assim como todos os diretores saem desse mandato com a missão cumprida e a certeza de ter feito tudo possível em defesa da categoria que nós representamos”.

Gaúcho também parabenizou os diretores e conselheiros fiscais eleitos, desejando a cada um sorte e disposição para fazer “um trabalho profícuo em prol da categoria e do bom andamento do sindicato”. Ele ressaltou, por outro lado, que o foco dessa atuação “precisa ser o atendimento individual ao policial e o interesse coletivo da categoria policial civil”.

APOIO

A cerimônia foi prestigiada por de lideranças de outras entidades de classe e diversos parlamentares, que, em geral, destacaram as dificuldades enfrentadas nos últimos anos, em meio a um cenário de desvalorização das Polícias Civis em todo o país.

Eles pontuaram, no entanto, o crescente sentimento de esperança por melhorias, desejando sorte à nova gestão sindical, enquanto uma das figuras centrais nesse processo. E também se colocaram à disposição para contribuir com as próximas lutas dos policiais civis do DF.

“Parabéns à nova diretoria e contem com o nosso apoio. O orgulho que eu tenho por essa categoria vai fazer com que eu vá até o fim lutando por todas as suas demandas”, garantiu o deputado federal Luis Miranda (DEM-DF).

O deputado distrital – e policial civil – Reginaldo Sardinha (Avante) discursou na mesma linha. “O nosso mandato está à disposição da categoria policial civil, está à disposição do sindicato. O que nós pudermos fazer para ajudar nos vamos fazer. Não mediremos esforços para andar junto com vocês”, anunciou.

“No submundo da política, existem ações para enfraquecer a Polícia Judiciária no nosso país”, declarou o deputado distrital Cláudio Abrantes (PDT), também policial civil. “Então, se as coisas às vezes não acontecem é porque a luta hoje é muito difícil. Mas eu sei que a direção do Sinpol lutou para representar bem e conseguir os diretos dos policiais civis e eu não tenho dúvida nenhuma que a próxima gestão permanecerá na mesma linha”, completou o parlamentar.

“Nós pegamos uma fase difícil da Polícia”, observou Rafael Sampaio, presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Distrito Federal (Sindepo-DF), lembrando os últimos anos, especialmente a partir de 2016. “Mas a gente já consegue observar a esperança renascendo no olhar de cada colega. A nossa autoestima vem sendo resgatada e eu tenho certeza que o Sinpol vai ser um indutor desse processo de resgate institucional, de resgate do servidor, de conquistas para a Polícia Civil”.

A deputada Flávia Arruda (PL-DF) também compareceu à cerimônia, mas não pode ficar por causa de compromissos na Câmara Federal. Durante a passagem que fez no auditório da CLDF, fez votos de sucesso à nova gestão.

DIRETORIA EXECUTIVA

A partir de agora, a composição da Diretoria Executiva ficará da seguinte maneira:

Alex de Oliveira Galvão, presidente;
Enoque Venâncio de Freitas, vice-presidente;
Rodrigo Pereira de Araújo, secretário-geral;
Celmo Kennedy de Oliveira, secretário-geral-adjunto;
José Carlos Saraiva da Luz, tesoureiro-geral;
Roberto Marcio da Costa, tesoureiro-geral-adjunto;
André Henrique da Silva, diretor Jurídico;
Talles Murilo Lopes de Souza, diretor Jurídico-adjunto;
Vanderlei Fernandes Malta, diretor de Comunicação;
Ana Carolline Ribeiro de Toledo Pinto, diretora de Comunicação-adjunta;
Diego Caldas Vaz dos Santos, diretor de Assuntos Sindicais;
Jackson Alves Dantas, diretor de Assuntos Sindicais-adjunto;
Célia Dorotêu Delmondes, diretora de Planejamento, Administração e Informática;
Juvenal Marques de Souza Ramos, diretor de Planejamento, Administração e Informática-adjunto;
Dênia Maria Coelho Lira Santos, diretora de Benefícios, Cultura, Esportes e Políticas Sociais;
Luana de Ávila e Silva Oliveira, diretora de Benefícios, Cultura, Esportes e Políticas Sociais-adjunto;
Sueli de Barros, diretora de Assuntos de Aposentados e Pensionistas;
Márcia Cristina Pimentel e Noronha, diretora de Assuntos de Aposentados e Pensionistas-adjunta.

CONSELHO FISCAL

Já o Conselho Fiscal será formado por:

Rui Carneiro de Oliveira
Wellington Pereira de Lima
Renilton Lopes Gomes
Hermes Teodoro de Azevedo
Antonio José Melo Rodrigues
João Batista Diniz (suplente)
Jonilson Augusto Valente Santana (suplente)

Filiação