Em reunião com diretor-geral, diretoria reforça pleitos da categoria

Para o presidente do Sinpol-DF, toda a categoria precisa ser ouvida para escolha do novo diretor (Foto: Lucas C. Ribeiro/Arquivo Sinpol-DF)

Da Comunicação Sinpol-DF

Dirigentes do Sinpol-DF reuniram-se com o diretor-geral da PCDF, Robson Cândido, na última segunda, 11, para discutir uma série de temas relacionados a pleitos e demandas dos policiais civis.

O principal ponto foi pedir apoio da instituição ao PLN 1, que possibilita o pagamento da recomposição salarial à categoria. O projeto entrou na pauta de votação do Plenário do Congresso Nacional para a sessão desta quarta, 13, quando deverá ser votado.

A diretoria do sindicato defendeu que a PCDF trabalhe junto ao governo federal e ao Governo do Distrito Federal (GDF) para possibilitar a aprovação do projeto e, consequentemente, a edição da Medida Provisória assegurando o pagamento.

O objetivo é garantir que todos os ritos sejam cumpridos antes que haja um possível veto ao PLP 39/20, aprovado na semana passada e que aguarda sanção do presidente Jair Bolsonaro. Os vetos foram anunciados na imprensa, mas aguarda-se a publicação no Diário Oficial da União, para que se confirme ou não.

Na tramitação na Câmara e no Senado Federal, o sindicato, junto a outras entidades de classe de todo o país, assegurou a exclusão dos servidores da Segurança Pública daquele artigo que visa proibir aumentos e progressões.

CORONAVÍRUS

Os dirigentes do sindicato também solicitaram ao diretor-geral da Polícia Civil maior atenção às medidas de prevenção ao novo coronavírus nas unidades policiais, sobretudo a ampliação na distribuição dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

A diretoria manifestou a preocupação com a Divisão de Controle e Custódia de Presos (DCCP), onde já há três casos positivos para COVID-19, e pediu o aumento na frequência da rotina de limpeza e desinfeção da unidade.

Foi sugerida, ainda, a distribuição de máscaras descartáveis para os presos de todas as unidades da PCDF e que os policiais civis que tenham tido contato com ambientes e pessoas diagnosticadas possam ser hospedados na rede hoteleira por meio do convênio já firmado com o GDF.

Veja, ao fim do texto, o ofício entregue ao diretor-geral com essas reivindicações.

OUTROS PLEITOS

Durante a reunião, o grupo tratou da aquisição das cinco mil pistolas da Glock, cujo contrato foi assinado também na segunda. Segundo Robson, os kits serão entregues à PCDF em até 120 dias, a contar daquela data.

A substituição das armas é resultado direto da atuação do Sinpol, que vem, desde 2015, denunciando os problemas com as pistolas da Forja Taurus. Os equipamentos passaram a apresentar uma série de defeitos que colocaram em risco a vida de servidores da PCDF e, por tabela, dos cidadãos da capital federal.

À época, já havia registros de acidentes – alguns fatais – no DF e no restante do país. O assunto ganhou destaque na imprensa nacional. O sindicato, além de denunciar o assunto na imprensa, também acionou o Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT).

Os diretores do sindicato foram informados pelo diretor-geral da PCDF que está em andamento um processo de aquisição de kits de uniforme com camiseta, casaco, calça e botas para o efetivo.

O sindicato também defendeu que a PCDF faça gestões junto à SSP para que seja criado um protocolo para as ocorrências que envolvam policiais civis e militares, uma vez que há um acirramento de situações em que há policiais das duas corporações.

Essa mesma reivindicação foi apresentada nesta terça, 12, ao secretário da Segurança Pública do DF, Anderson Torres.