Reunião com Ibaneis Rocha  | Foto: Gabinete Claudio Abrantes

Da Comunicação Sinpol-DF

A diretoria do Sinpol-DF se reuniu nesta quarta, 12, com o governador Ibaneis Rocha (MDB) para tratar da recomposição salarial dos policiais civis do Distrito Federal. Na oportunidade, o chefe do Executivo distrital ratificou que o reajuste de 37% será cumprido.

Ibaneis disse acreditar que o Projeto de Lei (PL) do Congresso Nacional (PLN) 1/2020 seja votado rapidamente. Por meio do PL devem ser feitas emendas ao orçamento deste ano, possibilitando a concessão da recomposição salarial. Posteriormente, deve ser editada uma Medida Provisória (MP) concedendo a primeira parcela do reajuste.

O governador afirmou, ainda, que estão mantidos os planos de transferência da gestão do Fundo Constitucional para o Governo do Distrito Federal (GDF). No entanto, caso a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) prevendo a medida demore a ocorrer, uma nova parcela da recomposição será concedida, assegurou Ibaneis.

OUTROS PLEITOS

Outro tema discutido no encontro foi a saúde dos policiais civis. O governador anunciou que, em breve, o Instituto de Assistência à Saúde do Servidor Público do Distrito Federal (Inas-DF) implantará um plano que estará disponível à toda categoria, assim como aos demais servidores públicos distritais.

Também está em estudo a disponibilização de um valor para que os policiais possam adquirir os equipamentos individuais utilizados no trabalho – hoje, os servidores os custeiam por conta própria. A majoração do auxílio-alimentação também está em estudo.

Outro plano do GDF é a disponibilização de recursos para a Polícia Civil do DF (PCDF) para que os gestores possam fazer pequenos reparos nas delegacias e unidades operacionais.

Ibaneis informou, ainda, que vai regulamentar a lei já aprovada na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) que autoriza os policiais civis a adquirirem a arma de serviço no momento da aposentadoria.

O encontro com o governador ocorreu por intermédio do deputado Claudio Abrantes (PDT), que também estava presente. Participaram da reunião, ainda, o secretário de Governo do GDF, José Humberto, dirigentes do Sindicato dos Delegados da Polícia Civil do Distrito Federal (Sindepo) e representantes da assessoria da PCDF.

 

Filiação