Da Comunicação Sinpol-DF

A diretoria do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) lamenta profundamente em tomar conhecimento do suicídio de mais um policial civil nesta quarta, 08.

Este é o segundo caso de suicídio de um policial civil do DF em menos de um mês. Isso, além de nos entristecer, também nos faz reiterar, mais uma vez, a extrema preocupação com a saúde mental da categoria – área que tem sido negligenciada na Segurança Pública, mas, principalmente, na Polícia Civil do DF, instituição que mais tem perdido espaço no Fundo Constitucional.

A atividade policial, por si, já exerce diariamente uma enorme pressão sobre os policiais. Mas, ao longo da jornada profissional, há uma série de outras situações que se somam e se transformam em gatilhos e podem desencadear situações extremas em momentos de instabilidade emocional.

É urgente e imprescindível olhar para a saúde dos policiais civis – tanto a física quanto a mental – com mais preocupação. Esperamos que este caso possa trazer a sensibilidade que o problema exige e as atitudes que estão em falta. O caminho para a prevenção deve ser ampliado e o tratamento priorizado dentro da instituição, como uma das políticas públicas, de forma imediata.

Filiação