Mulheres dirigentes de entidades de classe da Segurança Pública acompanharam o evento (Fotos: Iuri Max/ Sinpol-DF)

Da Comunicação Sinpol-DF

Em nome das mulheres policiais civis do Distrito Federal, o Sinpol-DF acompanhou, na manhã desta quinta, 8, uma sessão solene promovida pela Câmara dos Deputados para marcar o Dia Internacional da Mulher. O evento foi realizado com objetivo de valorizar iniciativas relacionadas aos direitos das mulheres.

Representando a categoria, a diretora de Assuntos Sindicais do Sinpol-DF, Marcele Alcântara, compareceu à solenidade junto a outras integrantes de entidades representativas da Segurança Pública. “A crescente participação das mulheres no mercado e nas instituições deve ser estimulada sempre, pela capacidade, potencial e profissionalismo que trazem, inclusive nas forças policiais”, ressalta Marcele.

Marcele destaca que a crescente participação das mulheres sempre deve ser estimulada

Para a presidente da Associação Nacional das Mulheres Policiais (Ampol), Creusa Camelier, a participação na sessão solene aliou-se bem ao histórico de atuação da entidade. “Nós da Ampol, que também temos um grande histórico de lutas e de vitórias em prol de todos os contingentes policiais da Segurança Pública, nos sentimos prestigiadas e homenageadas com a distinção promovida”, pontua a delegada de Polícia Federal (PF).

Durante o evento, ocorreu a condecoração de pessoas que se destacaram promovendo “a melhoria da qualidade de vida das mulheres; o aumento da liderança e participação das mulheres na sociedade; a eliminação de todas as formas de violência contra as mulheres e meninas; e a formulação de leis, políticas e programas de igualdade entre homens e mulheres”.

Marcele, dirigente do Sinpol-DF, e Viviane da Rosa, da Ampol

Oito mulheres, então, foram agraciadas com a medalha Mietta Santiago. Uma delas foi a professora Helley de Abreu Silva Batista, que deu a própria vida para salvar mais de 25 crianças, na Tragédia de Janaúba – quando um vigilante ateou fogo em si mesmo e em vários alunos numa creche mineira. A família da professora foi à Câmara receber a homenagem.

A honraria também foi recebida pela juíza Sueli Zeraik de Oliveira Armani, a médica e cientista Celina Maria Turchi Martelli, a escritora Glória Perez, a artista Joana D’Arc da Silva Cavalcante, a irmã Lourdes Maria Staudt Dill, a médica legista Maria Letícia Fagundes e Tereza Cristina dos Reis Ferreira.

Filiação