Jornal está sendo distribuído gratuitamente à população do DF (Fotos: Lucas C. Ribeiro/Sinpol-DF)

Da Comunicação Sinpol-DF

Nesta segunda, 19, o Sinpol-DF começou a distribuir a segunda edição do “Brasília Capital do Crime – Um jornal que demonstra o descaso do Governo Rollemberg com a Segurança Pública”.

Ao longo dos próximos dias, 50 mil exemplares do periódico serão entregues a moradores, turistas e autoridades – dando continuidade à ação iniciada no último mês de fevereiro. Você pode baixar uma cópia aqui.

O novo jornal traz os principais crimes do período do carnaval, com o objetivo de não deixar que as vítimas sejam imediatamente esquecidas, como tentou fazer o Governo do Distrito Federal (GDF) ao anunciar que aqueles foram dias de paz. Com diversos homicídios, estupros e sequestros-relâmpago e mais centenas de roubos e furtos registrados em apenas cinco dias, a realidade foi bastante diferente.

A publicação tem servido, portanto, para contrapor o discurso oficial do governador Rodrigo Rollemberg (PSB) de que a Segurança Pública da capital do país tem funcionado de forma adequada e eficiente. Na verdade, no decorrer de toda a sua gestão, o chefe do executivo distrital vem promovendo uma verdadeira precarização da pasta, sobretudo da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e, como consequência, a insegurança deixa suas marcas na ruas brasilienses.

Para expor essa realidade de forma clara, o Sindicato, junto com dezenas de policiais civis, tem realizado manifestações periódicas e, em todos esses atos, é realizada também a distribuição do jornal. Além dos números reais da criminalidade, a publicação traz, em oito páginas, uma série de matérias que foram divulgadas pelos principais veículos de comunicação do DF.

Além da versão impressa – que foi enviada, ainda, aos gabinetes de todos os deputados distritais, deputados federais, senadores e diversas outras autoridades dos três poderes –, também está disponível, aqui, uma versão digital do periódico.

“Enquanto vários estados têm lutado por verbas federais para a Segurança Pública, o DF conta com um repasse bilionário da União destinado prioritariamente à manutenção da área”, lembra o presidente do Sinpol-DF, Rodrigo Franco “Gaúcho”.

“Em 2018, GDF receberá R$ 13,7 bilhões do Fundo Constitucional e, ainda assim, a população brasiliense lida com uma sensação de insegurança como nunca houve na cidade”, afirma Gaúcho. Ele ressalta ainda que “isso ocorre porque o desvio dos recursos para outras áreas se tornou comum e o sucateamento da Polícia Civil, responsável pelas investigações, inclusive contra crimes de corrupção e colarinho branco, parece ser um dos grandes objetivos do atual governo”.

Filiação