Diretoria informa que tão logo haja algum avanço, convocará assembleia (Fotos: Lucas C. Ribeiro/Sinpol-DF)

Da Diretoria Executiva

O Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) confirma que buscou o líder do governo, o deputado Agaciel Maia (PR), a fim de que ele intermediasse a reabertura do diálogo com o Governo do DF (GDF). O diálogo foi retomado timidamente. Entretanto, não há qualquer proposta oficial por parte do governo à categoria.

O sindicato tem deixado claro, há mais de dois anos, e agora também, que as perdas inflacionárias nos vencimentos dos policiais civis aproximam-se de 50% nos últimos oito anos.

Enquanto todas as categorias do GDF e do governo federal, de forma justa, conseguiram reestruturações acima da inflação, a única que não obteve recomposição salarial foi a nossa, em razão de um motivo: a paridade salarial com os policiais federais.

Dessa forma, o que temos colocado à mesa, ao longo dessa negociação que perdura todo o mandato do atual governo, são os 37,8% – em média – em três anos recebidos pela Polícia Federal (PF). Isso significa que, ainda assim, haverá perda inflacionária.

Lutamos pela paridade legal, histórica e jurídica, que até agora tem sido quebrada pelo governo.

Em relação ao aumento da carga horária, informamos que os policiais civis, em razão da falta de efetivo e das operações policiais, já têm trabalhado acima da carga horária normal e sobrecarregados de atividades.

Apesar do excesso de trabalho, não há o pagamento de horas extras, adicional noturno, serviço voluntário ou gratificações adicionais. Tampouco há regramento na compensação dessas horas trabalhadas a mais.

Sendo assim, esperamos que as negociações avancem neste sentido: de manter a paridade e de reconhecer o sacrifício que já temos dado à sociedade por meio de nossas atividades no expediente, nos plantões e nas operações e diligências policiais.

O sindicato continuará buscando a paridade salarial à qual fazem jus os policiais civis. Quando houver, de fato, avanços nas negociações e propostas oficiais, a categoria será convocada para assembleia geral.

Filiação

1 COMENTÁRIO