27.11.17 - Manifestação contra a reforma da previdência no aeroporto.
Durante dois dias, policiais civis e integrantes da Diretoria Executiva do Sinpol-DF estiveram no aeroporto para receber os deputados federais e protestar contra a PEC 287 (Fotos: Lucas C. Ribeiro/Sinpol-DF)

Da Comunicação Sinpol-DF

Os últimos dias têm sido de intensa atividade para os diretores do Sinpol-DF que, em conjunto com dezenas de policiais civis voluntários, vêm pressionando os deputados federais em prol de um posicionamento contrário à Reforma da Previdência.

Prevista na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/16, nos moldes atuais, a Reforma comprometerá duramente o futuro de milhões de trabalhadores e terá um efeito ainda mais nefasto para os servidores da Segurança Pública.

Em função disso, os policiais civis do DF estiveram, na segunda, 27, e nesta terça, 28 no Aeroporto Internacional de Brasília, a fim de abordar os deputados federais à medida que chegavam para a semana de trabalhos no Congresso Nacional. Na oportunidade, também foram entregues folders produzidos em parceria com a União dos Policiais do Brasil (UPB) que apontam a aposentadoria policial como uma necessidade e não um privilégio.

“Diariamente, esses profissionais têm a vida colocada em risco e lidam com os efeitos físicos e emocionais de uma atividade que os leva a uma expectativa de vida reduzida, em comparação com os demais brasileiros. Com a Reforma da Previdência, a idade média do policial também aumentará significativamente – comprometendo, então, o poder de proteção à sociedade das instituições de Segurança Pública”, afirma o presidente do Sinpol-DF, Rodrigo Franco “Gaúcho”.

APOIO

Munidos desses argumentos, ainda na tarde da terça, os diretores do Sindicato foram à Câmara dos Deputados para um trabalho de articulação direta. Nos corredores e plenários das comissões, as particularidades do trabalho policial foram discutidas com diversos parlamentares, que, interpelados a se posicionar acerca da PEC, em sua maioria, colocaram-se contrários ao texto atual da proposta.

28.11.17 - Manifestação contra a reforma da previdência na Câmara dos Deputados.
O Sinpol-DF também esteve na Câmara dos Deputados para sensibilizar os parlamentares sobre a necessidade de manutenção da aposentadoria policial em razão do exercício de atividade de risco

Segundo o deputado federal João Campos (PRB-GO), “no Brasil, servidor da Segurança Pública, servidor policial não corre risco de vida; é abatido em função disso”. O parlamentar lembrou que “nós tivemos, no ano passado, quase 500 policiais assassinados no Brasil”, questionando que, “se a atividade tem esse tipo de consequência, como é que o governo e o regime previdenciário não vai levar isso em conta? Isso é injusto”, ressaltou.

O deputado Lincoln Portela (PRB-MG) também se colocou contrário à Reforma, pontuando que, os operadores da Segurança Pública, sobretudo, são reiteradamente “golpeados” pelo governo federal. Otimista, Júlio Delgado (PSB-MG), por sua vez, afirmou que “a Reforma, do jeito que foi colocada e do jeito que está proposta não passará na Câmara dos Deputados”.

Para Rogério Rosso (PSD-DF), não se pode “sacrificar o servidor público em detrimento de outros problemas do Brasil que poderiam estar sendo enfrentados de uma forma mais direta, como o sistema tributário, a burocracia e a corrupção, entre outros problemas graves, que deveriam ser colocados como prioridade”.

O Sindicato também acompanhou a sessão desta tarde da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCCO), onde foram discutidas questões referentes à lavratura do Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). O debate foi promovido para atender requerimento de diversos parlamentares de discussões mais aprofundadas acerca do tema.

Filiação

2 COMENTÁRIOS

    • Prezado Vicente,
      Solicitamos que verifique se a nossa resposta foi parar na caixa de SPAM do seu e-mail, pois foi enviada. Na semana passada, por dois dias, os telefones da sede, na Asa Norte, estavam com problemas em decorrentes das fortes chuvas.

      Pedimos que, por gentileza, caso o e-mail não tenha chegado, entre em contato pelo telefone fixo (61) 3701.1300 ou pelo WhatsApp: 999 197 197.

      Cordialmente,
      Equipe Comunicação Sinpol-DF