14.07.17 - Salão MA - Aposentados empreendedores.

Da Comunicação Sinpol-DF

Divino Martins dos Santos dedicou 26 anos de sua vida à Polícia Civil do DF como agente de polícia até que, em 2010, aposentou-se. Mas ao invés do descanso, a aposentadoria foi um impulso para ele continuar em atividade – e, por isso, decidiu também ser um empreendedor.

O aposentado apostou as fichas em um salão de beleza, o “MA – Monique Alves Cabelo e Maquiagem”, que funciona em Águas Claras.

O desafio foi duplo, pois, além de investir em uma área totalmente diferente do trabalho policial, havia outra barreira com a qual ele lidava há anos e que, agora, teria de ser vencida: a timidez.

“A experiência está sendo excelente e tem me ajudado muito. Eu tinha muita dificuldade em me comunicar com as pessoas. Com o salão, isso mudou totalmente; sou bem mais sociável”, assegura Divino.

TRABALHO NA PCDF

Nascido no Distrito Federal, o agente de polícia hoje aposentado cresceu na cidade de Candangolândia com os pais e três irmãos. Divino sempre foi um homem batalhador, como frisou durante a entrevista à Comunicação do Sinpol-DF. Ele começou a trabalhar pela primeira vez aos 14 anos, como cobrador de ônibus.

Logo ele fez um curso técnico em Edificação de Obras no Senai e, a partir disso, teve outros empregos até ingressar na Polícia Civil do DF (PCDF), em 1986.

Exercendo o cargo de agente de polícia, ele foi lotado nas 1ª, 10ª e 14ª Delegacias de Polícia (DPs), na Divisão de Operações Especiais, na então Delegacia de Defraudações e no Instituto de Criminalística, onde encerrou a jornada na instituição.

“Na minha época, ia-se para a Polícia por vocação. Até porque o salário não era muito bom, por isso, quem ia, era realmente porque queria ser policial. Nós, de fato, vestíamos a camisa; eu gostava muito do meu trabalho”, recorda-se Divino.

Com a aposentadoria, ele decidiu investir o tempo em outras atividades. “Eu já vislumbrava me manter em atividade mesmo antes de me aposentar. Quando saí da Polícia, comecei a fazer o transporte de materiais de construção e a alugar caminhões”, comenta o aposentado.

EMPREENDIMENTO

Divino permaneceu nesse ramo até junho deste ano. Naquele mês, ele e a então namorada decidiram apostar em uma nova área e, então, adquiriram o ponto do salão de beleza. O novo empreendimento já estava encaminhado quando o relacionamento chegou ao fim.

Ainda assim, ele decidiu manter os planos. “Quando a relação foi interrompida, eu já estava envolvido com a atividade e decidi prosseguir”, relata. Mesmo funcionando há poucas semanas sob a nova administração, o salão tem uma clientela bem ampla e uma equipe de cinco funcionárias para o atendimento.

O espaço está passando por reformas, mas as melhorias não param por aí. “Também quero ampliar os serviços, trazendo uma podóloga e oferecendo serviços para o público masculino”, avisa Divino.

Para impulsionar ainda mais o salão, o aposentado vai promover, nos dias 11 e 12 de agosto, o “Dia da Beleza”. No evento, profissionais convidados farão uma avaliação capilar nas clientes e oferecerão o tratamento capilar necessário mais escova pelo preço único de R$100.

SERVIÇO

MA – Monique Alves Cabelo e Maquiagem

O salão oferece serviços como escovas, cortes femininos, maquiagem, penteados, manicure, pedicure, tratamentos capilares, massagem e depilação.

Endereço: Av. Castanheiras, Ed. Águas de Vitória Loja 13 – Águas Claras.
Telefone: (61) 3382-5879
Funcionamento: Segunda a sábado, das 8h às 19h

Filiação