Do DF em Foco

Policiais civis fizeram um protesto em frente ao Palácio do Buriti, na tarde desta quinta-feira (19/4), para reclamar da gestão do governador Rodrigo Rollemberg (PSB).

Com cartazes e bonecos, eles se queixaram da quebra de promessas por parte do chefe do Executivo local.

No ato, convocado pelo Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF), a categoria empunhou faixas com dos dizeres:

“Não reeleja Rollemberg. Ele é omisso e negligente com a segurança, saúde e educação”.

No local, foram erguidos dois bonecos do “Enrollemberg”, caricatura gigante que associa o governador ao personagem Pinóquio.

Ainda apresentaram o “Criminômetro”, um placar eletrônico que contabiliza o número de crimes durante a atual gestão.

Segundo levantamento do Sinpol, foram registradas mais de 870 mil ocorrências no período.

O movimento começou às 14h e durou cerca de duas horas. Enquanto os policiais protestavam, motoristas buzinavam em apoio ao movimento.

Negociação salarial

Uma das reclamações dos policiais civis é não ter conquistado a paridade salarial com a Polícia Federal. “Mesmo antes de ser eleito e em diversos momentos ao longo do seu mandato, Rollemberg assegurou aos policiais civis que a – legal e histórica – paridade de vencimentos com a Polícia Federal seria mantida. Com a quebra desse direito, no entanto, os servidores da PCDF amargam, hoje, nove anos de estagnação salarial”, afirmou a assessoria do Sinpol, por meio de nota.

Ainda segundo a entidade representativa. nos últimos anos, a corporação perdeu a participação na divisão de recursos do Fundo Constitucional.

A reportagem procurou o GDF, que ainda não havia se pronunciado até a última atualização desta matéria.

 

Filiação