Do Correio Braziliense 

O combate ao incêndio que atinge o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros continua nesta terça-feira (24/10). Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o fogo já destruiu 62,17 mil hectares, cerca de 26% da área total da reserva.

No entanto, mesmo com a atuação da Força Aérea do Brasil, da Polícia Militar do Distrito Federal e de Goiás, do Corpo de Bombeiros, dos voluntários e dos brigadistas, ainda existe a necessidade de ajuda, para que os trabalhos de contenção das chamas continuem. Veja como contribuir:

Uma equipe do Zoológico de Brasília está em São Jorge para auxiliar no resgate de animais. Pede-se que pessoas sem treinamento adequado não tentem fazer o resgate nem capturar os animais que escapam do fogo. Se avistarem algum bicho, registrem local e a espécie e informem pelo telefone (11) 996090639 (Gabriela, em Cavalcante) e pelo (21) 972099220 (Cita, do Projeto Salvar, em Alto Paraíso).

Arrecadação de fundos

Um grupo de moradores de Alto Paraíso, em conjunto com entidades de defesa ambiental, criaram a iniciativa Rede Contra Fogo. Os voluntários criaram um site em uma plataforma de financiamento coletivo para arrecadar fundos destinados à preparação de lanches, transporte de voluntários, logística de equipamentos e operações de combate ao fogo. Para saber mais, acesse: catarse.me/redecontrafogoveadeiros

Cuidado com os animais

Voluntários

Voluntários do Distrito Federal e Entorno se reuniram para arrecadar materiais com o objetivo de atender os animais afetados pelo fogo. O grupo aceita medicamentos, materiais hospitalares, gaiolas, alimentos para voluntários e equipamentos de combate a incêndio. As doações são recebidas na portaria do Zoológico de Brasília, das 8h às 17h.

Mais informações:
061 982-717-029 (Fernanda)
061 983-666-997 (Ingrid)

Sede e filial do Sinpol

As doações podem ser entregues a partir das 8h e até as 18h, nas duas unidades do Sinpol-DF. Na Asa Norte, a sede do Sinpol-DF fica na 716 Norte, Bloco F, Entrada 61, Loja 59. A filial do sindicato, o conhecida como Sinpolzinho, fica na QNA 3, Casa 2, em Taguatinga Norte.

Veja a lista com alguns dos itens solicitados para os cuidados:

– Soro fisiológico e ringer
– Pomadas com antibiótico e analgésicos
– Diazepan
– Quetamina
– Cateter 24 e 22
– Equipo de soro
– Gaze, muita gaze
– Seringas e agulhas
– Agulhas 25×7, 40×13 e 20×40
– Lençóis para cobrir as gaiolas e transportar animais
– Gaiolas

Filiação