Em abril deste ano, o diretor-geral da Polícia Civil do Distrito Federal (PC-DF), Eric seba, anunciou a realização do novo concurso PC-DF. Na ocasião, ele disse que a oferta será de 2.100 vagas para os cargos de agente e escrivão e que a seleção deverá ocorrer até 2018.

Mesmo com um número significativo de vagas previsto pela corporação, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF), afirma que esse quantitativo não supre a necessidade real da PC-DF, já que hoje existem 3.712 vagas não ocupadas.

Sinpol defende maior oferta de vagas e cargos

O sindicato aponta, ainda, outro problema: além da oferta de vagas menor que o necessário, o novo concurso prevê o preenchimento de pessoal apenas nos cargos de agente e escrivão.

Segundo o Sinpol-DF, também existem cargos vagos nas outras quatro carreiras que compõem o quadro de pessoal da PC-DF: delegado, perito criminal, perito médico legista e papiloscopista.

Confira no infográfico o número de cargos vagos e ocupados atualmente na Policial Civil-DF:

 

Por conta das funções vagas e da demanda da própria população do Governo do Distrito Federal para proporcionar maior segurança à população, o Sinpol-DF defende que o ideal seria que todos os cargos fossem ocupados no próximo Concurso PC – DF.

“Atualmente o número de habitantes no DF gira em torno de 3 milhões, e o número de policiais civis sofreu um decréscimo, e não acompanhou o crescimento da população. Isso gera uma deficit absurdo de mão de obra e uma queda qualitativa e quantitativa no atendimento à população”, informou a direção do Sinpol-DF.

Entramos em contato com a diretoria da Polícia Civil do Distrito Federal para ouvir a posição do órgão sobre o déficit de vagas alegado pelo sindicato e as reivindicações da categoria. A corporação, porém, não deu retorno. Sindicato defende concursos periódicos.

Filiação