O ex-governador José Roberto Arruda voltou à ativa na Unieuro, depois da temporada afastado pela prisão na Operação Panatenaico. Na manhã de ontem, ele deu a primeira aula numa das turmas de Eletricidade aplicada à Engenharia. Parecia mais magro, mas estampava um sorriso no rosto. As aulas perdidas foram repostas. Arruda é considerado pelos alunos um ótimo professor e ele não fala sobre política. Mas os estudantes não deixam de comentar os infortúnios jurídicos do mestre.

Efeito dominó

Uma cela na carceragem do Departamento de Polícia Especializada (DPE) reuniu os ex-governadores José Roberto Arruda e Agnelo Queiroz, o ex-vice-governador Tadeu Filippelli, o empresário Fernando Queiroz, dono da Via Engenharia, o ex-deputado Cláudio Monteiro e o ex-presidente da Novacap Nilson Martorelli. Com certeza, deu para trocar impressões sobre as delações dos executivos da Andrade Gutierrez e avaliações sobre o impacto das investigações nos cenários nacional e local. Mas houve também momentos de descontração. Para passar o tempo, Cláudio Monteiro e Martorelli, por exemplo, jogaram dominó.

Oxigênio contra a crise

Citado nas delações de executivos da Andrade Gutierrez, o deputado Rogério Rosso (PSD-DF) compôs nos últimos dias Running to love you. Um vídeo com a música é divulgado nas redes sociais. Rosso aparece vestido de ciclista, com a bike e a guitarra. Ao explicar a música, Rosso diz que a inspiração surgiu durante o pedal nas trilhas de Brasília. Mas no fim das contas o vídeo pode ser interpretado como uma resposta dele ao momento crítico. “Sou músico e estou na política procurando fazer com humildade o meu trabalho. Só tenho um propósito: ajudar as pessoas que mais precisam. As mentiras e perseguições infelizmente que fazem parte da política não me abalam. Na verdade, me dão mais força para continuar trabalhando mais e renovar meu oxigênio chamado música”, diz Rosso antes de exibir a música.

De volta ao PMDB?

O deputado Laerte Bessa (PR) recebeu um convite do presidente Michel Temer para retornar ao PMDB. Ele espera baixar a poeira da crise nacional para tomar uma decisão. Bessa deixou o partido em solidariedade ao ex-governador Joaquim Roriz em 2009.

Possível aliado

O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) pode ganhar um importante aliado na disputa à reeleição. O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa admitiu nesta semana concorrer a um cargo público no próximo ano. Rede, da base de Rollemberg, e PSB seriam alternativas.

Forças de segurança discutem união contra governo Rollemberg

Começa a crescer o movimento de unificação das pautas salariais de policiais e bombeiros militares com os policiais civis. A estratégia é traçada por adversários do governador Rodrigo Rollemberg (PSB) que querem desgastá-lo na base da PM, criando a expectativa de um aumento salarial para a corporação. Para policiais civis, o pleito da PM era um problema, uma vez que o reajuste para todas as forças de segurança custaria muito mais e dificultava a aprovação da paridade com os contracheques da Polícia Federal (PF). Hoje o sentimento é de que, como não vai sair aumento para a Polícia Civil, a meta é desgastar o governo Rollemberg com um movimento muito maior. Um almoço reuniu ontem representantes das forças, civil e militares, com a presença do deputado Alberto Fraga (DEM). O Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol) vai levar a discussão para assembleia em 20 de junho.

Filiação