Agentes penitenciários aprovados no último concurso podem ter de esperar ainda mais para tomar posse. O Instituto Brasil de Educação (Ibrae), empresa que ganhou a licitação para o curso de formação para os futuros servidores, quer ministrar as 450 horas-aulas à distância. Com a negativa do governo em aceitar a proposta e a perda de recurso na Justiça, o Ibrae pode desistir do contrato e a licitação ser cancelada. O governo, no entanto, tem pressa em nomear os aprovados, já que tem intenção de inaugurar quatro novas unidades prisionais até o fim do ano.

Para 900

A capacitação está prevista para 900 aprovados, incluindo os do cadastro de reserva. Para início imediato, conforme o governo, são previstos 200 nomeações imediatas, sendo 40 para pessoas com deficiência.

Urgência

Quem identificou os problemas na execução do contrato foi o deputado distrital Cláudio Abrantes (Rede), que foi à Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe) ontem. “Visitaremos também a Secretaria de Planejamento e a Procuradoria-Geral do DF para tentar encontrar uma solução rápida. Tanto os aprovados precisam assumir os cargos quanto o sistema penitenciário precisa de servidores urgentemente”.

Com educador físico mesmo

Aulas de educação física sob o comando de profissionais da área estão garantidas em toda a rede pública do DF, se o projeto de autoria do deputado Julio Cesar (PRB), aprovado na Câmara Legislativa, for sancionado pelo governador Rodrigo Rollemberg. O parlamentar, que é o presidente da Frente Parlamentar do Esporte e já foi secretário do Esporte no DF, trabalha fortemente pelo segmento na capital.

Filiação