Foi anunciado pela Diretoria-Geral da Polícia Civil do Distrito Federal, o concurso público que promete contemplar 2.100 pessoas, entre os cargos de agentes e escrivões. O governo afirmou que mais tardar ano que vem, deve fazer o lançamento do concurso para ocupar as vagas na corporação.

O diretor Eric Seba fez uma promessa à categoria, no evento de Dia do Policial Civil: o processo para a realização do certamente sairá o mais rápido possível. De acordo com o Sinpol-DF, o quantitativo, mesmo alto, não dá conta de preencher todo o déficit.

Seba tem a difícil tarefa de amenizar a situação, uma vez que existem protestos para a equiparação salarial com os policiais e cargos federais. Essa reivindicação tem sido resistida pelo Palácio do Buriti. O presidente do Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol-DF), Rodrigo Franco, apesar de reconhecer a necessidade da abertura desse concurso, assume o posicionamento de que as vagas não serão suficientes para cobrir a necessidade da corporação.

O número de cargos não é suficiente porque, segundo Franco, existem 4000 vagas de cargos em aberto, que devem ser assumidos num prazo de 2 anos, quando presume-se que o déficit será maior.

Filiação