426301Nesta terça-feira (4) a Câmara Legislativa do DF, por iniciativa do Deputado Wellington Luiz realizou sessão solene, em comemoração ao dia dos Peritos Criminais, celebrado anualmente em 4 de dezembro. A solenidade aconteceu no auditório do Departamento de Polícia Especializada (DPE) e contou com a presença de peritos, demais policiais civis, convidados, autoridades e ainda dos aprovados no último concurso para perito criminal.

Ao fazer uso da palavra, o vice-presidente do Sinpol, Luciano Marinho, que também compôs a mesa, parabenizou a iniciativa do deputado Wellington, além de dar boas-vindas aos futuros peritos criminais que também estavam no evento: “É importante que nós sejamos reverentes a nós mesmos, daí a importância da Sessão Solene. Necessário ainda nesse momento reconhecer o esforço dos futuros peritos criminais e afirmar a cada um que, em breve, não terão apenas uma nova profissão e sim uma grande família”.

Já o deputado Wellington Luiz afirmou que, como um dos autores da iniciativa de homenagear esses profissionais, se sente extremamente orgulhoso, pois a categoria é diferenciada e merece ser valorizada: “Vocês são extremamente capacitados. Se hoje somos a melhor polícia do País é por termos, também, a melhor polícia científica. Esse resultado se deve não somente a equipamentos de ponta que possuímos, mas essencialmente pela mão de obra altamente qualificada. Hoje os parabenizo e como sempre, me coloco à disposição para ajudar sempre”. Nesse sentido o deputado anunciou que para 2013 destinou mais de R$ 3 milhões em emendas parlamentares à PCDF e desse montante, aproximadamente R$ 1 milhão será destinado ao Instituto de Criminalística, que teve suas instalações incendiadas ano passado.

O Secretário de Segurança, Sandro Avelar destacou: “Esta homenagem é merecida e o trabalho técnico que vocês desenvolvem é brilhante e nos dá muito orgulho. Precisamos sempre, dar melhores condições de trabalho a todos que compõe esta instituição”, afirmou o Secretário.

O presidente da Associação Brasiliense de Peritos Criminais, Gustavo Dalton também expressou seu orgulho afirmando que “os servidores do Instituto de Criminalística se dedicam incansavelmente para prestar um serviço de qualidade à população do DF”.

Também estiveram presentes na solenidade o diretor da PCDF, Jorge Xavier; o diretor do Departamento de Polícia Técnica (DPT) Wagner dos Santos; o diretor do Departamento de Polícia Especializada (DPE), Eric Seba; o diretor do IC, Guilherme Abreu; o presidente do Sindepo, Benito Tiezzi; a presidente da Agepen Marcele Alcântara, da ABrML, Samuel Ferreira e da Agepol, Francisco D’Sousa.

Filiação