Aj82r01gyv7ngUnqSWsSEoXHYbqUPOPg_xcBIGekGMwH
Reunião tratou do efetivo mínimo que passa a trabalhar nas delegacias da Polícia Civil do DF (Fotos: Ascom/Sinpol-DF)

As delegacias que funcionam como Centrais de Flagrante (Ceflags) passarão a funcionar, já nesta semana, com uma equipe mínima de seis agentes de polícia, um escrivão e um delegado.

Esse foi o consenso ao qual o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) e a Diretoria do Departamento de Polícia Circunscricional (DPC), da Polícia Civil do DF (PCDF), chegaram após reunião na tarde desta segunda, 8 de junho.

O encontro ocorreu no Complexo da PCDF entre a diretoria do Sinpol-DF, representada pelo presidente, Rodrigo Franco, o Gaúcho, o primeiro vice-presidente, Renato Rincon, a segunda vice-presidente, Marcelle Alcântara, o secretário Geral Paulo Sousa e os diretores de Comunicação, Luciano Garrido, Jurídico, Targine Resende, e Fernando Ferreira, diretor de Relações Sindicais adjunto.

AiE-BW5aA4Zandxvn49W2wqqWNQpmg1a3h4Gj1f4W-pN
Diretor do DPC ficou de analisar as condições do posto do HBB, tidas pelo Sinpol-DF como insalubres

O diretor da DPC, Flávio Messina, informou que as Ceflags da 21º e da 23º delegacias terão equipes com sete ou oito agentes de polícia. A cobertura de eventuais ausências deverá ocorrer de forma programada para que a quantidade mínima de servidores nos plantões não seja desrespeitada.

As delegacias maiores e com grande demanda de ocorrências deverão contar com o mínimo de cinco agentes de polícia. A 6º, 13° e 35º delegacias também seguirão esse esquema.

Já os flagrantes da Lei Maria da Penha, que deveriam ser encaminhados para as Ceflags da 1º e da 5º delegacias, serão direcionados para a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM).

Indagado se seria emitida alguma norma regulamentando o mínimo de policiais atuando durante os plantões, Messina confirmou que, nos próximos dias, será publicada uma instrução contendo tais regras.

NOMEADOS

Messina informou, ainda, que os 48 novos agentes de polícia – cuja nomeação foi anunciada pelo governador Rodrigo Rolllemberg na última sexta, 5 de junho – serão lotados nos plantões das delegacias circunscricionais.

O Sinpol-DF cobrou uma solução para o posto policial do Hospital de Base de Brasília (HBB), cujas condições de trabalho são consideradas insalubres. O diretor da DCP prometeu analisar a questão, colocando-se à disposição, também, para analisar outros problemas que o Sindicato queira apresentar àquela área da PCDF.

OPERAÇÃO VIDA

Os problemas relacionados ao baixo efetivo estão entre as razões que motivaram os policiais a deflagrar a “Operação Vida”, que padroniza as ações de acordo com a doutrina operacional ensinada pela Academia de Polícia.

Entre os pontos está a exigência de que as delegacias permaneçam sempre com, ao menos, três policiais no balcão e que as diligências sejam realizadas com o mínimo de três policiais nas viaturas.

Os policiais já haviam manifestado o desagrado com a situação no dia 27 de maio, quando as atividades foram paralisadas por 24 horas. No dia 1º de junho, o Sinpol-DF fechou a 26º Delegacia de Polícia em Samambaia Norte, pois a unidade operava sem oferecer as condições mínimas de segurança para os policiais.

LOGO-DO-SINPOL-300x294

JUNTOS SOMOS FORTES!

Filiação