No fim da tarde do último domingo, 31, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) fechou a 26ª Delegacia de Polícia (DP), em Samambaia Norte. A decisão foi tomada em função da falta de condições mínimas de trabalho naquele momento, situação já denunciada com a paralisação de 24 horas da categoria na terça-feira, 26.

Há cerca de duas semanas, foi iniciada a “Operação Vida”, que padroniza as ações de acordo com a doutrina operacional ensinada pela Academia de Polícia. Entre os pontos está a exigência de que as delegacias permaneçam sempre com, ao menos, três policiais no balcão e que as diligências sejam realizadas com o mínimo de três policiais nas viaturas.

No entanto, às 17h30 deste domingo, apenas dois agentes trabalhavam no plantão da 26ª DP, o que desencadeou a decisão do sindicato. O fechamento dos portões, realizado pelo presidente do Sinpol-DF, Rodrigo Franco, o Gaúcho, foi registrado em vídeo, no qual destaca que tanto a população quanto os policiais estavam expostos em razão do baixo efetivo.

“Estamos fechando o atendimento e vamos direcionar tudo para outras delegacias. Caso ocorra um crime neste momento na Samambaia, os policiais civis não terão condições de iniciar as investigações”, ressaltou o presidente do Sinpol-DF. “Que venham outros agentes para cá para trabalhar, porque nessa condição não vai ter atendimento aqui. O Sindicato está fechando o portão da 26ª”, acrescentou Gaúcho.

Ele avalia, por outro lado, que essa ação de fechar as delegacias não deve partir do Sinpol-DF, mas, sim, da direção da Polícia Civil do DF e do próprio governo. “O GDF é que deve tomar essa decisão por causa dos problemas ocasionados pelo baixo efetivo”, afirmou.

Confira o vídeo:

LOGO DO SINPOL
JUNTOS SOMOS FORTES!

Filiação